Os computadores portáteis nunca foram tão bons. Esta é uma área da informática em que podemos dizer que o produto de facto tentou encontrar o que o utilizador mais precisa, mas ainda assim não é difícil sentir alguma nostalgia pelos dias em que ter um computador portátil era um luxo, um quase milagre tecnológico de computação em qualquer lado. É para esses que a Lenovo lançará um ThinkPad Retro, cuja primeira imagem terá chegado agora às nossas mãos.
A gama ThinkPad é mais antiga que a Lenovo, sendo iconicamente associada com o melhor que a IBM alguma vez fez a nível de computadores profissionais.
Sejamos francos: BlackBerry, Nokia, Nintendo NES Classic, Polaroid ou Atari e Logitech mostram que a nostalgia é hoje um produto tão válido quanto qualquer outro. O retro styling está presente hoje na nossa vida, desde as barbearias às roupas, passando pelo design automóvel.
E no caso dos computadores portáteis ninguém discordará que a era da potência e ultra portabilidade se fez com grandes concessões em termos de dimensões de teclados.
A Lenovo teve então uma ideia genial: juntar toda a tecnologia dos ThinkPad actuais a algumas das funcionalidades clássicas de que mais temos saudades.
A tecnológica chegou mesmo a fazer um inquérito para saber que funcionalidades os utilizadores mais gostariam de ver implementadas.
Ora embora este Lenovo ThinkPad Retro só seja conhecido em Outubro, a primeira possível imagem chega-nos via Reddit e, se for real, está muito à frente. O equipamento exibe um ecrã bastante moderno com rebordos normais para este século, mas o teclado é uma história completamente diferente.
Justamente coberto de cores, com a retro tecla Enter a azul, o teclado tem além disso 7 linhas de teclas quando a norma actual é de 6, botões físicos no trackpad e uma TrackPoint que é algo que sempre adorei, por permitir fazer scrolling sem tirar as mãos dos pontos nevrálgicos do teclado.
Tudo somado, esta é uma máquina com um aspecto totalmente anos 90 que cairá no goto de uma geração que aprendeu a mexer em tecnologia nesta década e ainda sabe alguns golpes de karaté informático.
O Lenovo Retro ThinkPad deverá então ser oficializado em Outubro ou mais tarde, marcando os 25 anos da gama que foi lançada em 1992 pela IBM. O hardware interno é ainda um mistério, mas será obviamente substancialmente mais moderno, embora não seja possível dizer neste momento se teremos chips de 7ª ou 8ª geração, e se o Retro ThinkPad será um único modelo fora de enquadramento ou terá opções de configuração.
Seja como for, fiquem atentos a estas páginas!