Os Huawei Mate têm-se caracterizado por características técnicas avançadas e baterias de grande capacidade, algo que o Huawei mate 10 não alterará. Anteriormente já tínhamos avançado na TekGenius a possibilidade deste dispositivo chegar com o HiSilicon Kirin 970, e um ecrã bezelless ao estilo do Galaxy S8 ou do LG G6, pormenor que parecem confirmar os novos (e primeiros) renders do futuro flagship da Huawei.
Os renders mostram além do ecrã muitos outros pormenores e fundamentalmente um dispositivo muito esbelto, seguindo estritamente a tradição da Huawei para oferecer equipamentos finos de baterias de grande capacidade.
O Huawei Mate 10 terá uma moldura em metal que se estenderá para a face traseira, e tem um perfil decididamente mais plano que o Huawei Mate 9, com uma superfície metálica aparentemente escovada. A disposição das câmaras duplas mantém-se idêntica à do Huawei Mate 9, tal como o leitor de impressões digitais, sendo talvez de pouca surpresa que não se vislumbre um leitor biométrico sob o vidro do ecrã, graças à falta de espaço aí, provocada pelos rebordos mínimos.
Aquilo que não se observa é um jack áudio. Não é de todo expectável que a Huawei desista da tecnologia, já que costuma colocar o jack no topo do dispositivo e essa não é uma parte que seja mostrada nas imagens.
O lançamento oficial do Huawei Mate 10 irá ocorrer em Outubro ou Novembro, e espera-se que a Huawei aposte num ecrã de 6.1 polegadas QHD, além de 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. O ecrã será por isso algo maior que as 5.9 polegadas do Mate 9, graças às margens mais reduzidas, mesmo que o Mate 9 seja dos melhores equipamentos no mercado em termos de rácio de ecrã para as dimensões do corpo.