Quando em Roma, certo? Ou neste caso, na China, e com a Apple a ter uma quota de cerca de 24% do mercado Chinês, muitas marcas Chinesas parecem ter-se habituado a emular o iPhone X. A Motorola parece estar a ir pelo mesmo caminho no mercado Chinês, desviando-se seriamente da sua identidade estética patente em equipamentos como os Moto E5, G6 ou Z3, com os futuros Motorola P30, P30 Note e P30 Play.
O site AndroidPure está a veicular o que indica serem os primeiros renders do Motorola P30, cuja data de lançamento parece estar marcada para brevemente, depois deste equipamento e os seus irmãos surgirem pela primeira vez listados no site Chinês da Motorola. Agora, estes renders chegam sem surpresas, parecendo-se extremamente com o dispositivo até agora conhecido como Motorola One ou Motorola One Power.
O maior destaque deste dispositivo é, no entanto, o generoso notch no topo do ecrã que, em conjunto com o lábio inferior relativamente contido, dão ao Motorola P30 um look definitivamente iPhone X. A toada continua na face traseira, com as câmaras alinhadas verticalmente no canto superior esquerdo e o leitor biométrico colocado não muito longe da posição que esperaríamos para a grande maçã.
O design é definitivamente inspirado no iPhone X e o mercado deste equipamento é claramente aquele onde se movem utilizadores que poderão querer o look do iPhone X sem pagar o valor premium, nem abdicar do Android. Tendo em conta a quantidade de marcas que procuram trazer este look para a gama média, só podemos assumir que se trata de um mercado de sucesso, não obstante a sua completa falta de originalidade e, nesse sentido, porque não a Motorola tentar a sua sorte?
Há uma resposta óbvia: porque o pior que pode fazer uma marca é transformar-se numa estética intercambiável que se confunda com as restantes e, por isso, acabe por cair no indistinto e no esquecimento. Não obstante o quão atraente o design pareça de momento, claro.
Hardware digno de respeito
No que diz respeito ao hardware, como a esmagadora maioria dos smartphones que saem da China neste momento, o Motorola P30 será um equipamento extremamente capaz, equipado com um octa-core que poderá muito bem ser o Snapdragon 636, munido de 6GB de RAM e até 128GB de armazenamento interno. O ecrã deverá ser um FHD de 6.2 polegadas e rácio 19.9, enquanto as câmaras pontuarão por uma câmara principal de 16MP f/1.8 e uma câmara secundária de 5MP. Entretanto, à frente, uma câmara de 12MP servirá para os selfies.
A bateria poderá ser de 3000mAh, mas aqui existem diversas confusões, já que vimos anteriormente veiculados os valores de 3780mAh e 4850mAh, para o Motorola One Power e para o Motorola One base.
Motorola P30 ou Motorola One?
Parece haver uma sobreposição estilística entre o Motorola One e o Motorola P30, mas os renders que fomos vendo ao longo dos últimos meses são contraditórios com diferenças de detalhe ao nível da disposição das câmaras, por exemplo. Poderão os Motorola P30 ser apenas o rebranding do Motorola One para o mercado Chinês, ou dispositivos diferentes?
Também não é claro que tipo de especificações distinguirão os Motorola P30 Note e P30 Play. Geralmente, a Motorola coloca nos Play hardware mais económico, enquanto os Note são – em qualquer marca – os dispositivos de produtividade com ecrã maior, pelo que o P30 Note poderá ser lançado com um ecrã mais perto das 6.99 polegadas, algo que tem sido uma tendência crescente junto das marcas Chinesas.
No meio de todas estas questões fica não obstante a certeza de que a Motorola se prepara para embarcar na aventura da imitação e isso não só é uma pena em si mesmo, como representa um risco enorme para a empresa controlada pela Lenovo e que tem até agora sido um nome bastante apreciado pela sua capacidade de diferenciação.