Tem um router Wi-Fi em casa e é normal que o queira proteger de intrusos e impedir que estes acedam à sua rede. Para o fazer, é necessário definir uma palavra-passe para reforçar a segurança. Contudo, não basta definir uma password básica, uma vez que algumas são vulneráveis a ataques por software e sistemas operativos maliciosos para aceder ilicitamente à sua rede. Tudo depende do tipo de Protocolo de Segurança Wi-FI que tiver escolhido. 

Existem vários tipos de protocolos de segurança Wi-Fi que pode utilizar:

– WEP: Introduzido em 1997 para proteger as primeiras palavras-passe Wi-Fi. As primeiras versões tinham uma encriptação de 64 bits e a última encriptação de 128 bits. Tornou-se rapidamente obsoleta, pois pode ser hackeada muito facilmente numa questão de minutos. Mesmo assim, ainda existem redes que o utilizam.

– WPA: Foi introduzido em 2003 como uma melhoria da segurança das redes Wi-Fi. O protocolo é semelhante ao WEP, mas melhorado com o protocolo TKIP. Em 2012 foi declarado obsoleto.

– WPA2: Este protocolo de segurança foi lançado em 2004 e é um dos mais amplamente utilizados. Foi o primeiro a introduzir a encriptação AES, que é muito mais segura do que a TKIP. No entanto, ainda era compatível com esta última devido a questões de compatibilidade. Este sistema tem uma vulnerabilidade no protocolo WPS que permitiu que muitas redes fossem hackeadas em questão de segundos, embora tenha sido corrigido em alguns modelos de dispositivos hoje em dia.

– WPA3: Este é o tipo mais recente de encriptação Wi-Fi, tendo sido implementado em 2018. Neste caso, apenas suporta AES. Além disso, alterou o protocolo WPS para DDP, o que permite o acesso através de um código QR.

Entre os protocolos Wi-Fi encontra-se o WPA, que tem dois tipos de encriptação:

– TKIP: Foi inventado para corrigir a vulnerabilidade que existia na WEP e é também compatível com a WPA2 e significa Temporal Key Integrity Protocol. Tornou-se rapidamente obsoleto porque era vulnerável a ataques de dicionário e por tornar a rede mais lenta.

– AES: É o padrão de encriptação avançada e foi introduzido na WPA2 e é o único padrão disponível para a WPA3. É mais seguro do que o sistema anterior e é muito difícil de quebrar.

Qual é o melhor tipo de protocolo de segurança para Wi-Fi hoje em dia?

Sem dúvida, o vencedor é o WPA3, pois tem uma encriptação de 256 bits, que é virtualmente inquebrável. Na WPA3, só se pode escolher a encriptação AES, que é a mais robusta até à data. Além disso, a vulnerabilidade que existia no protocolo WPS, que pode invadir redes em segundos, foi eliminada.

Os routers modernos já suportam este protocolo, mas estes routers não chegam normalmente a toda a casa. Qual é a solução? Um sistema Deco Wi-Fi Mesh que suporte Wi-Fi 6/Wi-FI 6E e que oferece protocolo WPA3. Com ele, tem acesso a Internet de alta velocidade em toda a sua casa, sem perdas e com total segurança.

Artigo por: João Trindade (Pre-Sales B2B TP-Link Portugal)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui