Não ficaram pelo menos um pouco tristes quando o Asus ZenFone 5z foi revelado ao mundo com traços extremamente semelhantes aos do iPhone X? Pelo menos este autor ficou, mas se estes protótipos do Asus ZenFone 6 forem reais, a marca de Taiwan está a tentar com grande afinco diferenciar-se em termos estilísticos e tecnológicos, com grande destaque para a câmara no ecrã, substituindo por completo o notch.
O meu problema com o Asus ZenFone 5z é que é um smartphone excelente a todos os níveis, com boa construção e bom hardware, mas a Asus sempre se diferenciou dos seus concorrentes. Ainda me lembro do meu saudoso ZenFone 2 com a capa da Storytailors. Eram outros tempos, tempos de maior diversidade, e a Asus sempre foi pela diversidade e nunca se mostrou igual a ninguém verdadeiramente até ao ZenFone 5z. Ninguém negou aí a parecença demasiado grande com o iPhone X.
Mas num jogo onde imitar todos conseguem, a Asus perdeu quiçá um dos seus pontos mais importantes: a diferenciação. Ela pode estar agora de volta se os protótipos do Asus ZenFone 6 estiverem minimamente correctos.
É justo dizer que o notch do iPhone X apanhou todas as marcas Android desprevenidas, mas depois da pasmaceira que foi o anúncio dos novos iPhone, com um mínimo de evolução em termos estilística, marcas como a Asus perceberam talvez que podem passar à frente da Apple no seu próprio jogo. É por isso que a Asus parece estar a ensaiar diversas variantes do notch para os seus ZenFone 6, focando-se maioritariamente nos entalhes em forma de gota de água tão em voga agora. Em dois casos mesmo, este notch é mesmo encostado mais para um dos lados onde não parece totalmente útil, graças a roubar o espaço das notificações.
Do lado oposto, um dos protótipos aposta numa câmara directamente sob o ecrã, uma implementação que poderá ganhar tracção em 2019, com pelo menos Asus e Samsung a mostrarem interesse.
Mas os futuros Asus Zenfone 6 não são só ecrã. A Asus está a testar desenhos novos, inclusivamente com três câmaras principais. Com estes desenhos, a Asus está pelo menos a tentar recuperar alguma da sua identidade estilística e se jogar correctamente na frente do hardware, então os Asus ZenFone 6 poderão ser dispositivos diferenciadores como devem ser.