Os carros autónomos devem tornar os condutores humanos obsoletos. Então, por que será que a Toyota decidiu construir um veículo de teste autónomo com dois volantes?

O veículo, um Lexus LS 600hL modificado, mantém o volante, os pedais e o conjunto de medição convencionais no lado esquerdo do painel. Mas a pessoa sentada no que normalmente seria o lugar do passageiro, ganha agora um volante e pedais próprios, para além de um ecrã com informações. Esta configuração incomum irá ajudar a testar métodos de transferência de controlo do carro para um condutor humano, de acordo com um comunicado de imprensa da Toyota.

Exactamente como o controlo é passado de um lado para o outro entre humanos e máquinas, é uma das muitas questões principais não resolvidas com automóveis autónomos. É substancialmente mais difícil construir um automóvel totalmente autónomo, do que um que depende da assistência de um condutor.

A configuração do volante duplo é parte do teste para o novo conjunto de tecnologia de condução autónoma “Plataforma 2.1” da Toyota. Também incorpora um novo sistema de arranque Luminar, um ecrã que mostra claramente quando o veículo está em modo autónomo e dois modos de direcção: “Chauffeur” e “Guardian”.

Como o nome indica, o Chauffeur é a opção totalmente autónoma, onde o carro faz toda a condução. Guardian deixa um condutor no controlo, mas o sistema de condução autónomo ainda está activo e pode intervir para evitar algum acidente. O teste de ambos os modos de condução está em andamento num circuito fechado.

A abordagem do modo duplo da Toyota difere um pouco de outros fabricantes deste tipo de automóveis. Enquanto muitas empresas deste ramo e tecnológicas consideram que a maioria dos carros autónomos serão usados na partilha de serviços por consumidores desinteressados na condução, a Toyota parece deixar a opção aberta para que as pessoas continuem a conduzir.

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