O recente festival NOS Alive foi uma oportunidade para milhares de pessoas experimentarem as estruturas 5G preparadas pela NOS para todos os visitantes do evento, tendo daí saído estatísticas interessantes. Assim, ficamos a saber qual a banda que mais dados gastos originou, quais as redes sociais mais utilizadas para cada um partilhar a sua experiência.

Do comunicado de imprensa:

O pico de maior partilha de emoções do NOS Alive foi o concerto dos Da Weasel, considerando os dados relativos aos clientes NOS que visitaram o Passeio Marítimo de Algés entre os dias 6 e 9 de julho. Os fãs da banda portuguesa consumiram quatro Terabytes de dados, o equivalente à utilização diária de uma cidade com a dimensão de Coimbra.

No total, ao longo dos quatro dias do festival, foram consumidos mais de 24 Terabytes de dados pelos clientes NOS que passaram pelo recinto, quatro vezes mais do que o verificado na última edição do NOS Alive, em 2019. Os picos das interações verificaram-se sempre durante as atuações dos cabeças de cartaz, em cada dia. Assim, a seguir aos Da Weasel, as bandas que geraram mais interações e que provocaram o maior consumo, foram, por ordem, Metallica, Florence and The Machine, e The Strokes.

Para partilhar os momentos mais emocionantes, a rede social mais usada foi o Instagram, responsável por 33% de todos os uploads. Logo a seguir, as redes mais utilizadas foram o WhatsApp e o Facebook. O Instagram foi, também, a App preferida para visualização de conteúdos, registando 35% de todos os downloads, seguida pelo Facebook, Tiktok, WhatApp e Youtube.

Mesmo com o grande acréscimo de consumo de dados, durante todo o evento conseguiram-se velocidades médias 5G acima de 400 Mbps para downloads, e 40 Mbps para Uploads, uma velocidade idêntica à média da rede 5G da NOS, que recentemente foi distinguida pela Ookla como a mais rápida do País. Algo que só foi possível graças à instalação no terreno de 10 Antenas 5G, que permitiram oferecer serviços nos picos de utilização extrema de rede, minimizando falhas.

E tudo sem interferir com a transmissão especial em 5G do NOS Alive feita pela RTP, para a qual foi montada uma rede isolada imune aos picos de utilização do público. Mais uma prova do grande potencial da nova tecnologia móvel em eventos de grande dimensão como este, para aumentar a rapidez e qualidade de todas as interações, minimizando interferências.

Comunicações dos clientes NOS durante o NOS Alive 22

  • 4x mais dados consumidos face a 2019 – total de 24 Terabytes
  • 2x mais utilizadores da rede em simultâneo face a 2019
  • Aplicações mais usadas para partilhar conteúdos (% face aos uploads conhecidos por dia):
    • Instagram (33%)
    • WhatsApp (20%)
    • Facebook (15%)
    • Google Photos (13%)
    • Tiktok (3%)
  • Aplicações mais usadas para visualizar conteúdos (% face aos downloads conhecidos por dia):
    • Instagram (35%)
    • Facebook (15%)
    • Tiktok (7%)
    • WhatsApp (6%)
    • Youtube (4%)

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