A última vez que a Qualcomm anunciou um segundo modem de gama alta num mesmo ano foi em 2016, quando anunciou o Snapdragon 821, iniciativa que não repetiu com os Snapdragon 835 ou 845 seguintes, pelo que foi de modo algo inesperado que a Qualcomm anunciou hoje o Snapdragon 855+, ou Plus.

Em 2016, o smartphone ASUS ZenFone 3 Deluxe foi o primeiro equipado com o processador melhorado, e parece que desta vez será novamente a ASUS a trazer o Snapdragon 855 Plus para o mercado, com o ASUS ROF Phone II.

Face ao Snapdragon 855, o 855 Plus não oferece mudanças significativas, mantendo o fundamental da sua arquitectura e funcionalidades, incluindo o mesmo modem que não inclui a integração com o Snapdragon X50 5G. Efectivamente, nem o método de fabrico parece ser alterado.

O que fez então a Qualcomm? Fundamentalmente ajustou as frequências dos núcleos Kryo 485, permitindo ao 855+ chegar aos 2.96GHz, e fazendo algo semelhante à Adreno 640, para um aumento de 15% na performance gráfica. Com estas alterações, a aposta por parte do ASUS ROG Phone II é mais do que óbvia, e ninguém poderá contornar o facto de que este chip está claramente pensado para gaming, realidade virtual e realidade aumentada.

No mundo da tecnologia, bastará este lançamento para fazer o Snapdragon 855 parecer antiquado, mas o chip continua a ser impecável e ninguém conseguirá encontrar razões de queixa.

O anúncio da Qualcomm chega pouco antes do lançamento dos novos Samsung Galaxy Note 10 que deverão contar com o melhorado Exynos 9825. Face ao actual 9820, o 9825 utilizará uma litografia de 7nm melhorada, permitindo-lhe aumentar a sua performance e eficiência energética. A concorrência está certamente ao rubro no mundo mobile, e também a Huawei se poderá juntar a esta onda de processadores melhorados, apresentando um evoluído Kirin 990 que se encontra ainda num status não oficial.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui