Os 4nm são atualmente um apanágio da gama alta e processadores como o Snapdragon 8 Gen 2, com os 3nm a prepararem a sua entrada em cena. Contudo, o salto qualitativo para os 4nm deu-se agora com a revelação do Snapdragon 7s Gen 2.
Muito fiel à sua recente tradição de não fazer total sentido nas nomenclaturas, a Qualcomm dá-nos um 7s de segunda geração, nem houve um 7s de primeira geração, mas não nos surpreende nada, já que também há um Snapdragon 7+ Gen 2, sem haver um Snapdragon 7 Gen 2. Por isso, talvez o lançamento um pouco discreto deste novo processador que, na verdade, é menos potente que o Snapdragon 7+ Gen 2.
Por exemplo, o Snapdragon 7s Gen 2 possui quatro núcleos de potência e 4 de eficiência, perdendo o Cortex X2 do 7+ que é, por seu turno, um Snapdragon 8 Gen 1 sob outro nome. O Snapdragon 7s Gen 2 parece por isso ser um processador “castrado” para a gama média baixa ou gama de entrada.
De destaque ainda, o ISP com suporte para uma câmara de 200MP e vídeo 4K. A conectividade inclui USB-C 3.1 e Bluetooth 5.2, enquanto o modem FastConnect 6700 é efetivamente um downgrade do que encontramos no Snapdragon 7+ Gen 2.
Embora sem confirmação clara, o Redmi Note 13 poderá ser o primeiro smartphone com este processador. O Redmi Note 13 Pro já terá mesmo sido apanhado no Geekbench, antes do lançamento nesta quinta-feira próxima.