A TomTom e a Qualcomm anunciaram um novo projecto de forma a melhorar os dados de mapas de alta definição, de forma a tornar a condução autónoma uma realidade muito mais próxima. O Mapa HD da TomTom vai assim contar com um conjunto de dados mais alargado, tudo graças à Drive Data Platform da Qualcomm.

Drive Data Platform da Qualcomm

Esta plataforma usa tecnologia de ponta para recolher e analisar os dados de diferentes sensores que se encontram instalados nos veículos, de forma a determinar a sua localização, monitorizar e aprender padrões de condução, perceber o ambiente envolvente e partilhar essa informação com o resto do mundo de uma forma bastante precisa de segura. O Mapa HD da TomTom, juntamente com a tecnologia de localização RoadDNA, é um mapa digital revolucionário, altamente preciso, que irá ajudar os vaículos autónomos a definir a sua localização no mapa e a planear manobras, mesmo quando estes se encontram a circular a velocidades mais altas.

Segundo Willem Strijbosh, Head of Autonomous Driving da TomTom, as duas empresas estão focadas em “contruir uma plataforma baseada na cloud para criar e manter Mapas HD, usando um conjunto de fontes, incluindo dados de crwodsource de múltiplos veículos inteligentes, conectados entre si”. Acrescenta ainda que está “muito entusiasmado por poder explorar a conectividade e capacidade computacional da Drive Data Platform da Qualcomm, para ajudar a mapear o mundo tendo em vista o futuro da condução”.

A realidade é que o futuro da condução vai mesmo mudar, e essa mudança pode estar para mais breve do que pensávamos, principalmente com a excelente adopção que a tecnologia já existente tem vindo a experiênciar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui