A tecnologia é, em muitos casos, mero comodismo e repetição: milhares de apps que fazem exatamente o mesmo, ou igual número de jogos para exatamente a mesma questão. Então quando hoje recebi um telefonema sobre o novo projeto da Mindshaker, foi o primeiro telefonema do dia que realmente me fez sorrir: a Rádio Miúdos é agora uma app e é a coisa mais fixe de tempos recentes.
Uma rádio de putos para putos. Tanto nos queixamos que a tecnologia está a alienar e a viciar as nossas crianças, que quando pensamos em iniciativas como a Rádio Miúdos, voltamos a ter esperança na tecnologia. Com o YouTube e o TikTok a cativarem crianças aos milhões de uma forma nada louvável, com forte monetização dos conteúdos e algoritmos que restringem a exposição dos mais pequenos ao “viral”, a Rádio Miúdos é pedagógica, ética e realmente focada no crescimento intelectual dos mais jovens. Não encontramos aqui conteúdos capazes de prender os pequenos a imagens corporais idealizadas ou desafios perigosos e irresponsáveis.
Então, o que faltava ao projeto era mesmo uma app, criada agora pela Mindshaker – Digital Creativity for Culture & Business. A app aproveita o look infantil já existente no site da rádio e permite aos miúdos aceder aos conteúdos da Rádio Miúdos diretamente nos seus smartphones, complementando os conteúdos do já mencionado site. A app serve, desde logo, para streaming da “Rádio Miúdos”, mas para os ainda mais pequenitos há o streaming “Canal Miudinhos”, com histórias e músicas para crianças dos 0 aos 6 anos. A opção “Grava a Tua Mensagem” permite aos petizes partilhar opiniões ou pedir músicas. Porquanto me tenha tentado reavivar memórias pedindo “Baby Shark” e “Eu Mexo Um Dedo”, creio que em 2021 já ninguém acreditaria que estes fossem pedidos de um menor de idade.
Resta então dizer que o projeto da Rádio Miúdos foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, na última edição do concurso FAZ – Ideias de origem Portuguesa 2015, um concurso de empreendedorismo social na diáspora e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal. Com a app e o acesso mais alargado ao seu público, podemos esperar que a Rádio Miúdos possa chegar mais longe e criar bem mais conteúdos de forma regular para as crianças e – porque não – para os seus educadores.
A App, essa, está disponível nas lojas das Google, Apple e – pasmem-se – da Huawei, o que é um toque muito simpático, tanto da Mindshaker, quanto da Huawei. De que esperam para os vossos miúdos poderem fazer um detox dos vendilhões das apps da moda?