O Realme GT 5G saiu para o mundo no passado mês de Junho e, cumprindo uma tradição que o é na Realme, a marca lançou as versões Master deste smartphone. São duas oferta muito interessantes que ampliam a família GT com dois processadores novos: o Snapdragon 778 e o Snapdragon 870.
Os dois novos Realme GT Master Edition e Master Exploration têm um design que invoca os Reno da casa-mãe Oppo, mas com um toque muito especial que vai buscar a sua inspiração às malas de viagem da Muji, incluindo o acabamento em cabedal. Mas claro que podem também optar por um acabamento mais clássico em vidro fosco. No entanto, pensem muito bem, porque o acabamento em pele é todo o tipo de porreiro.
Portanto, enquanto o Realme GT chega equipado com um Snapdragon 888, os novos Master Edition e Master Exploration colocam-se como opções mais económicas, sem abdicarmos de especificações importantes. O Snapdragon 870, como derivado do 865 Plus é, ainda hoje, um chip muito catita para quem quer mandar uns golpes nos melhores jogos do mercado, e duvido que sinta muita diferença em relação ao Snapdragon 888. Num comparativo? Sim. No quotidiano? Poupem uns Euros e aproveitem a vida.
Realme GT Master Edition
Comecemos então pelo Realme GT Master Edition que é, afinal, a versão de gama média, que chega equipada com o Snapdragon 778 5G, 8GB de RAM e um máximo de 256GB de armazenamento interno máximo.
Como esperado, este equipamento tem alguns pontos em comum com o original GT, a começar pelo seu ecrã. É exatamente o mesmo AMOLED de 6.43 polegadas, com resolução GHD e 120Hz de taxa de atualização. Tem, no entanto, uma nova câmara de 32MP.
As câmaras traseiras, essas, são as mesmas que vimos no Realme GT original, e bastante típicas para o segmento de gama média/premium. Traduzindo, uma potente câmara principal de 64MP, uma ultragrande angular mais modesta de 8MP e um sensor macro de 2MP.
A autonomia fica a cargo de uma bateria de 4300mAh com carregamento SuperDart de 65W, um dos pontos altos deste equipamento.
Realme GT Master Exploration Edition
Passando então à joia da coroa do lançamento de hoje, o Realme GT Master Exploration é o mais potente dos dois, portanto o que menos perde em capacidades por comparação ao Realme GT. Fá-lo graças ao Snapdragon 870, uma evolução do Snapdragon 865+ que o coloca justamente na entrada da gama alta.
A acompanhar o processador temos agora opção por 8 ou 12GB de RAM e 128 ou 256GB de armazenamento interno.
Curiosamente, temos aqui menos coisas em comum com o Realme GT original, fora o desenho geral e a bateria de 4500mAh com carregamento de 65W. Tudo o resto muda significativamente.
Comecemos pelo ecrã. É maior: 6.55 polegadas, mas ainda AMOLED e FHD, com taxa de atualização de 120Hz e brilho máximo de 1100 nits.
Então entremos nas câmaras. À frente temos uma câmara de 32MP, acompanhada por um setup de 3 câmaras traseiras, sendo a principal uma unidade de 50MP, acompanhada de uma ultragrande angular de 16MP e uma câmara macro de 2MP.
No papel, Realme GT Master Exploration pode mesmo ser melhor do que o Realme GT original em termos fotográficos.
Mas poderemos comprá-los?
Eis a grande incógnita. Realme GT Master Edition e Realme GT Master Exploration foram hoje apresentados na China, onde o Master Edition começa num valor de €300 mais uns trocos, em branco, cinzento e gradiente, enquanto o Master Exploration Edition custa cerca de €380 na sua versão com 8/128GB, em cinzento e alperce.
Claro que a Realme tem feito uma grande aposta na Europa, por isso a possibilidade de vermos estes equipamentos por cá são muito altas. Exceto que, para já, não temos ainda os preços ou os prazos.