O Redmi K20 Pro foi lançado em Maio passado, mas faltava lançar com o branding da Xiaomi na Europa. Com um Snapdragon 855 e 3 câmaras principais, este é um dos mais populares dispositivos da Redmi, mas a sua entrada no mercado Europeu como Xiaomi Mi 9T poderá fazer concorrência real ao próprio Xiaomi Mi 9 da marca.
A notícia foi divulgada pelo site oficial da Xiaomi na Holanda, o que significa uma chegada aos Países Baixos, mas também Bélgica e Luxemburgo. Pouco depois, o terminal deverá chegar a outros mercados, incluindo Portugal. A verificar-se o preço indicativo de €429 para a versão com 6GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, o Xiaomi Mi 9T competirá muito seriamente com o Mi 9 que pode ser encontrado neste momento por valores mais elevados. Será expectável que acabe por desvalorizar um pouco, fazendo um excelente negócio para os utilizadores.
Xiaomi Mi 9 ou Xiaomi Mi 9T Pro?
A Xiaomi tem o condão de concorrer com ela própria em muitas ocasiões, criando portefólios que incluem dispositivos que se sobrepõem frequentemente. Será este o caso dos Xiaomi Mi 9 e Xiaomi Mi 9T Pro que partilharão muitos componentes, e preços muito próximos.
Os dois dispositivos partilham o mesmo Snapdragon 855 e as mesmas opções de memória, além de um ecrã de dimensões semelhantes, 6.39 polegadas. O Xiaomi Mi 9T Pro tem, no entanto, a vantagem da câmara pop-up, que lhe permite limpar o ecrã do notch que o Mi 9 possui e que desagradará a alguns. O Redmi também possui uma bateria maior (4000mAh vs 3300mAh).
Ambos contam com uma câmara de 48MP, mas a câmara zoom do Mi 9 é de 12MP, contra os 8MP do Redmi. Também na câmara ultragrande angular, o Mi 9 clássico leva vantagem, com 16MP contra 13MP. Outros detalhes divergentes incluem o Gorilla Glass 6 no Mi 9 que também tem carregamento wireless rápido, ausente no Mi 9T Pro.
Semelhantes como são, a decisão por um ou por outro pode decidir-se entre preferências estéticas ou fotográficas.