Os três mosqueteiros da Asus foram anunciados hoje em Barcelona numa cerimónia aberta à imprensa, e no contexto do Mobile World Congress. A Asus certamente surpreendeu tudo e todos (se excluirmos as fugas de informação prévias) e revelou três novos ZenFone 5 com predicados muito interessantes e uma promessa de oferecer o melhor possível a preços generosos, recuperando uma das marcas que fez a Asus crescer e tornar-se um nome favorito entre muitos utilizadores. Ora, precisamente entre o leve ZenFone 5 Lite e o soberbo Asus ZenFone 5Z encontramos o Asus ZenFone 5, que será a reinterpretação do flagship killer, cortesia da Asus.
Flagship killer: podemos defini-lo como um equipamento que fornece praticamente todas as grandes especificações de um topo de gama, a um preço tão radical que as pequenas diferenças mais do que fazem pender a balança a favor do equipamento mais barato. Em boa medida, o Asus ZenFone 5Z será esse equipamento, mas o seu preço final será certamente maior do que aquilo que sabemos até agora. Entre os dois, o Asus ZenFone 5 será certamente a escolha principal de muitos utilizadores sem orçamentos ilimitados, e os seus argumentos são bastantes.
O Asus ZenFone 5 chega com o mesmo ecrã de 6.2 polegadas FHD+ 19:9 do mais luxuoso 5Z, também o mesmo acabamento em metal e vidro com anéis concêntricos que produzem danças de luz no painel traseiro. O equipamento possui, de resto, enorme comunalidade de componentes com o 5Z, incluindo as câmaras de 12MP+8MP, onde a câmara de 12MP possui pixéis de grandes dimensões e uma generosa abertura de f/1.8.
A bordo está também o notch que aloja a câmara e os sensores frontais, com o que o Asus ZenFone 5 consegue uma área de ecrã que é cerca de 90% da área total do dispositivo: toda uma proeza neste segmento, e que lhe confere dimensões praticamente do tamanho de um equipamento de 5.2 polegadas. E, tal como no ZenFone 5Z, podemos dizer adeus ao jack áudio, mas em troca a Asus oferece-nos dois altifalantes estéreo com amplificador próprio e uma bateria de 3,300mAh.
Bom, e quando passamos da parte estética, o Asus ZenFone 5 destaca-se por ser o primeiro equipamento no mercado com a nova plataforma Snapdragon 636, o octa-core mais recente da Qualcomm e que herda os núcleos Kryo 260 do Snapdragon 636, integrando uma nova gráfica e as tecnologias EcoPix, TruPalette e Assertive Display que melhoram a experiência de visualização do ecrã. Tudo está ainda em aberto, mas com toda a certeza que assistiremos a uma performance muito mais interessante que a que era oferecida pelo Snapdragon 630.
Segundo a Asus, o Asus ZenFone 5 vem equipado com as mesmas ferramentas de inteligência artificial que equipam o mais potente Asus ZenFone 5Z. Estas incluem o AI Boost para incrementar performance em determinadas tarefas como os jogos, reconhecimento de cena para a câmara e AI Photo Learning, que aprende com as nossas edições de imagem para adaptar os parâmetros da câmara aos nossos gostos. O modo de retrato em tempo real também estará presente.
Quando somamos tudo, o Asus ZenFone 5 combina especificações muito interessantes com inovação q.b., além da promessa de um preço muito apetecível, criando um smartphone amplamente superior ao seu antecessor. Infelizmente não temos ainda confirmação de preço ou data de disponibilidade.