As cinco câmaras do futuro Samsung Galaxy S11 têm dado que falar, mesmo se o dispositivo ainda está longe de ser oficializado. Dispostas num enorme rectângulo de forma assimétrica, têm sido um motivo de discussão entre os que as reprovam e os que dizem que o resultado final não é tão desorganizado. Mas, a favor dos que desgostam deste alinhamento, mais renders surgem agora que apostam novamente nas câmaras “all over the place”, mas no final de contas, nem tudo é mau.
Começando pelo mau, o alto das câmaras não será nada desprezável, aparentemente acrescentando 1,1mm à espessura do dispositivo. É muito, considerando que a Samsung se esforçou tremendamente para manter o resto do dispositivo bastante delgado, com uma moldura de metal extremamente fina que só se incrementa em espessura quando chegamos às teclas físicas, à semelhança do que já vemos por exemplo no Galaxy Note10.
O site LetsGoDigital, em parceria com o Concept Creator, mostra-nos na verdade duas versões, uma com um módulo mais contido e câmaras alinhadas na vertical – mais ou menos – e outra com um módulo muito mais amplo e as câmaras mais espaçadas. Haverá uma razão prática para esta disposição que se sobrepõe à estética, já que as cinco câmaras poderão conter um potente sensor de 108MP que duvidamos que seja o Samsung ISOCELL Bright HMX já em circulação, mas uma versão melhorada. Para se obter zoom óptico de 2X num monstro de um sensor como este devemos contar obviamente com um sensor de grande resolução e a Samsung deverá apostar aqui numa câmara de 64MP. Teremos, além do mais, uma câmara ultragrande angular, possivelmente um câmara ToF.
Em aberto está a misteriosa câmara Bright Night, cuja marca a Samsung já registou, mas não sabemos neste momento exactamente do que se trata. Pelo nome, obviamente que tem algo que ver com a captura de fotografias em condições escuras, mas poderá ser um sensor físico ou apenas um modo fotográfico.
O Samsung Galaxy S11 será oficializado muito provavelmente a 18 de Fevereiro de 2020. A Samsung tem ainda muito por revelar e se estas câmaras forem tão revolucionárias como quer parecer neste momento, talvez a maioria dos utilizadores esteja disposto a trocar look por capacidades. E nem tudo é realmente mau. Com o seu acabamento aparentemente em vidro fosco negro ou cinzento e o módulo fotográfico rematado em prateado, o S11 é imponente.