Ao longo dos últimos anos, os fãs de tablets tiveram de passar por uma certa pobreza de equipamentos, graças ao anúncio prematuro de uma classe de equipamentos que a pandemia catapultou novamente para as prioridades tecnológicas dos utilizadores. E não foi apenas esta circunstancialidade: a ascensão dos serviços de streaming mostrou-nos que ainda há um lugar muito importante para ecrãs mais amplos que os dos smartphones, mas menos amplos que os de um computador tradicional, ao mesmo tempo que a evolução da tecnologia nos ofereceu tablets muito mais potentes, perfeitamente capazes de substituir um portátil em muitas situações.

Graças a este renascer dos tablets, assistimos a uma maior riqueza de opção ao longo do último ano, com a Lenovo a adotar uma postura particularmente ambiciosa no mundo dos tablets, posicionando-se como uma pretendente a marca de referência no segmento premium, com produtos híbridos como os Duet, tablets especializados de funcionalidades únicas como o Yoga Tab 13, e tentativas muito eficazes de criar tablets tradicionais com a melhor combinação possível de características. E eis então o Lenovo Tab P12 Pro.

Especificações técnicas

ProcessadorQualcomm® Snapdragon™ 870, Octa-Core (até 3,2 GHz) com GPU Qualcomm® Adreno™ 650
Sistema operativoAndroid™ 11 ou superior
EcrãEcrã tátil AMOLED 2K (2560×1600) de 12,6″ (32 cm), até 600 nit, com HDR10+ e compatível com Dolby Vision™
MemóriaAté 8 GB (LPDDR5)
BateriaAté 17 horas de reprodução de vídeo online
Até 10 horas de navegação na Web*Compatível com Qualcomm® Quick Charge 4.0 (até 45 W)
ArmazenamentoAté 256 GB (UFS3.1)
Colunas4 colunas JBL®Dolby Atmos®Design e sintonização Lenovo Premium Audio
MicrofonesMicrofones duplosDSP de baixo consumo para o reconhecimento de voz de médio alcance
CâmarasTraseira: 13 MP, focagem automática + grande angular de 5 MPFrontal: 8 MP, focagem fixa + Sensor TOF (deteção de presença e rosto)
Dimensões (A x L x P)5,63 mm x 285,61 mm x 184,53 mm
PesoA partir de 565 g
SensoresSensor acelerómetro (G)Sensor L ambientalSensor PBússola eletrónicaGiroscópioSensor HallVibrador
CorStorm Grey
ConectividadeWLAN: WiFi 802.11 a/b/g/n/ac/ax, Dual-Band de 2,4 GHz e 5 GHzCertificação WiFi 6Bluetooth® 5.2Wi-Fi DirectGPS/Beidou (apenas para a SKU 5G)A-GPS (apenas para a SKU 5G)GLONASS (apenas para a SKU 5G)
Bandas suportadas(apenas para a SKU 5G)GSM: B2/B3/B5/B8WCDMA: B1/B2/B5 (B6/B19)/B7/B8FDD LTE: B1/B2/B3/B4/B5(B19)/B7/B8/B20/B26/B28a/B28bTDD LTE: >B34/B38/B39/B40/B41 banda completaNR: n1/n3/n7/n8/n20/n28/n38/n41/n77/n78
AntenaMIMO 2×2
Transformador CA30 W
TecladoOpcional: Pacote de teclado Lenovo
CanetaLenovo Precision Pen 3 (em determinados países)
SegurançaSmart Power On: Leitor de impressões digitais integrado no botão para ligar/desligarDesbloqueio facial
Botões, portas e ranhurasUSB-C 3.1 Gen 2
Pino pogo de 4 pontos (para teclado opcional)
Aumentar/diminuir volumeLigar/desligar + início de sessão por impressão digital
Ranhura para cartões microSD™
Ranhura Nano SIM (apenas para a SKU 5G)
CertificaçõesEcrã com certificação TÜV Rheinland Full Care
Conteúdo da embalagemLenovo Tab P12 ProTransformador de carregamento de 10 V/3 A (30 W)
Cabo de carregamento USB-C para USB-C (1,5 m)
Adaptador de ficha de auscultadores USB-C para 3,5 mm
Pino SIM
Guia de início rápido e segurança, Cartão de garantiaLenovo Precision Pen 3 (em determinados países)

Um tablet elegantemente clássico

Não podemos escapar à elegância das linhas do Tab P12 Pro que, com uma espessura de ….. é mais fino que muitos telemóveis, escondendo a sua capacidade para alinhar no seu interior algum do melhor hardware do mercado. O fabrico em metal rematado com o painel traseiro em duas tonalidades mostra-nos bem a segmentação premium do tablet e destaca-se num mundo onde o design na maioria dos equipamentos é brando.

A toda a volta, o Lenovo Tab P12 Pro mostra-se bastante ocupado, com os seus quatro altifalantes, teclas de volume e mesmo botão de bloqueio que integra o leitor biométrico. O leitor biométrico tem um posicionamento pouco usual no canto superior esquerdo, mas é algo que ultrapassarão rapidamente. Há uma porta USB-C através da qual poderemos carregar a 45W, e não há sinal de um jack de 3.5mm, uma ausência lamentável, mas comum. Pelo menos a Lenovo inclui um conversor USB-C para não deixar de fora quem ainda prefere os seus auriculares com fios.

Mas é à frente que o Tab P12 Pro brilha, exibindo um ecrã AMOLED 2K de 12.6 polegadas com resolução 2K que nos mostra uma irrepreensível gama de cores e contrastes com negros profundos que conferem grande expressividade a filmes e jogos. Os conteúdos multimédia ganham outra vida neste ecrã bem capaz de representar cenas de alto contraste ou escuras sem darmos por uma qualquer perda de detalhes, enquanto o áudio é excelente para um equipamento deste género. A qualidade sonora prima não só por volume, algo raro num tablet, e também pela qualidade oferecida pela presença de quatro altifalantes.

Ver uma série ou um filme em streaming é, por isso, irrepreensível em qualquer local, com uma das melhores experiências no mercado. As videoconferências são igualmente favorecidas pelo áudio detalhado, tanto de um lado, quanto do outro.

Bonito e energético

Com o Snapdragon 870 a bordo, o Tab P12 Pro não tem muitos rivais em termos de desempenho. Estará especificamente no topo do que poderemos encontrar, principalmente em Android, onde os benchmarks confirmam a sua capacidade de processamento acima da média. No Geekbench 5 obtemos uma pontuação global de 3083 pontos multicore, enquanto o PCMark para Android oferece 13298 pontos e o teste Wild Life do 3D Mark resulta em 4291 pontos.

Os benchmarks valendo o que valem, como se traduzem estes números na prática quotidiana? Bom, o sistema move-se sem delay e as aplicações mais pesadas não têm qualquer problema de desempenho, com bombas como o Lost Light a correrem sem qualquer problema com todas as opções gráficas ligadas. Não tendo sido possível testar o Tab com um teclado acoplado, não tenho grandes dúvidas que possamos usufruir deste equipamento como uma alternativa viável para produtividade em substituição de um portátil mais clássico.

O Tab P12 Pro é especialmente dotado para gaming exigente e multimédia, onde a combinação de um ecrã excecional e altifalantes estéreo cria uma experiência muito imersiva. Não há muitos tablets no mercado com ecrãs de 120Hz, e isto favorece visivelmente a suavidade das animações. Por outro lado, os quatro altifalantes revelam-se de elevada qualidade, com boa textura sonora e um volume acima do esperado na esmagadora maioria dos tablets. Desta forma, torna-se realmente interessante ouvir um documentário ou assistir a uma série enquanto fazemos outras tarefas, sem termos dificuldades em ouvir o que se passa, ou em distinguir os detalhes numa cena mais complexa.

Os ângulos de visão são muito vantajosos e a luminosidade no exterior favorece uma utilização casual em qualquer localização, onde outros equipamentos começam a mostrar fraqueza. As 12.6″ polegadas são, depois, uma verdadeira vantagem para esta utilização, dando aos fãs dos grandes ecrãs uma área muito útil para mostrar com vantagem os conteúdos de eBooks e revistas.

A Lenovo Precision Pen 3 é incluída no pacote e a Lenovo explica que além de 4096 níveis de pressão tem também um melhor controlo de deteção de inclinação por comparação à geração anterior. A stylus conecta-se magneticamente à face traseira do tablet, carregando sem fios para uma autonomia de 100 horas. Na prática, reage extremamente bem ao ecrã, com pouco lag nos traços rápidos e diria que tirar da canea o seu máximo será uma questão de habituação.

E precisamente nos tempos em que vivemos, com reuniões à distância a tornarem-se uma constante dos nossos dias, o Tab 12 Pro tem, obviamente as vantagens oferecidas pelo seu hardware capaz, com melhor imagem na câmara do que muitos portáteis, em conjunto com o seu sistema de som bastante audível e percetível. Felizmente, o ecrã não perder qualidades no exterior, mantendo uma legibilidade muito razoável, mesmo quando o sol lhe bate diretamente.

Maratonista em potência

Não é totalmente óbvio como a Lenovo conseguiu colocar dentro do equipamento uma bateria de 10000mAh, mais precisamente 10200mAh, tão fino que é, mas a verdade é que conseguiu e isso favorece enormemente a autonomia que é mais do que suficiente para dois dias de utilização regular. Sempre salvaguardando que não o utilizei com um teclado acoplado, o que me colocaria a executar outras tarefas potencialmente mais complexas e exigentes.

Com o Unity, o Tab P12 Pro pofe ser usado como um monitor externo

Mas, assim como assim, com navegação normal na Internet, sessões de leitura e multimédia, uma recarga a cada três dias foi a minha rotina. Mesmo parando a calmaria para ser humilhado no Lost Light de vez em quando deixava margem de sobra para uma utilização diária completamente despreocupada. A não ser que pensemos em abusar dele seriamente, uma utilização polivalente deixa-nos com bateria para dois dias, enquanto o carregamento de 45W disponível permitirá carregar a bateria em menos de 2H, se bem que com o carregador de 30W na caixa, uma carga completa demora algo mais de 2H, o que ainda assim não está mau para uma bateria destas dimensões.

Um baralho com quase todos os trunfos

Não há dúvidas de que com o Lenovo Tab P12 Pro a marca Chinesa coloca definitivamente um pé nos tablets de gama alta, segmento até agora bastante dominado por Samsung e Apple. Atualmente teremos definitivamente de olhar para a Lenovo, mas ainda assim é difícil fazer um produto perfeito e é uma pena que o Tab P12 Pro não venha já com um teclado para ser usado de forma mais ampla. Claro que este não é um defeito do P12, já que todas as marcas têm este hábito de deixar de fora um dos principais chamarizes dos seus tablets.

Se como sai da caixa o Tab P12 Pro é indiscutivelmente dos melhores no mercado, a marca promete que o Android 12 chegará ao Tablet mais ou menos pela altura em que escrevo estas linhas, mas não está tacitamente garantida outra atualização de sistema operativo, o que é algo inferior ao que os seus concorrentes mais diretos oferecem aos clientes. Também não está negada a segunda atualização do sistema operativo, mas com o investimento que fazermos num tablet deste gabarito, queremos algumas garantias extra. Se as atualizações de sistema operativo forem fundamentais para vós, este é o ponto onde o P12 é menos brilhante.

Conclusão

O Lenovo Tab P12 Pro será dos melhores tablets que podemos encontrar no mercado para uma utilização polivalente sem grandes limites ou fronteiras. Quero com isto dizer que, longe de comprometer em alguma das suas envolventes, é capaz de colocar um desempenho acima da média em qualquer utilização que lhe atribuamos, desde gaming, a multimédia e produtividade.

Por um preço de mercado de €799, o P12 Pro oferece-nos 6GB de RAM e 128GB de memória, enquanto para a versão de 8/256GB precisamos de abdicar de mais €100. O preço não é exatamente acessível, mas há que levar em consideração os preços praticados pela concorrência e aí o valor do Tab P12 Pro brilha sob uma luz mais benévola porque está perfeitamente em linha com o que oferece.

Ora, além do desempenho globalmente positivo, do design elegante e da excelente oferta em termos de qualidade visual e sonora, o Lenovo Tab P12 Pro coloca em cima da mesa um número muito apreciável de características que o tornam especialmente atraente para os fãs da produtividade, como a Lenovo Precision Pen 3 para tirarmos notas e esboçarmos, ou a suite Unity que permite utilizar o P12 como um monitor externo. Tudo somado, os fãs absolutos dos tablets Android encontrarão no Lenovo Tab P12 Pro algum do melhor hardware disponível no mercado neste momento e não há como não o considerar uma das referências do segmento, principalmente para aficionados de multimédia, ponto onde poucos chegam sequer a concorrer com o P12.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui