O mercado Português de smartphones tem oficialmente mais um player de peso. É justo dizer que nenhum aficionado de tecnologia passa ao lado das notícias sobre a Vivo, mas só agora a marca aterra oficialmente em Portugal, aproximadamente um ano depois de chegar a Espanha. Fá-lo com a sobriedade modesta de quem domina o seu mercado doméstico e chega ao nosso cantinho Atlântico com um caminho muito bem definido onde o consumidor será em última instância o mais beneficiado.

Benfen: a integridade acima de tudo

O mundo Oriental é extremamente rico em sabedoria e a filosofia Benfen é central na cultura Chinesa. É uma definição de integridade que incentiva os indivíduos e organizações a darem sempre o seu melhor no bem comum, colocando os avanços significativos e a honestidade em primeiro lugar nas tomadas de decisões.

É este o mote que distingue a prática criativa da Vivo de outros concorrentes, já que a marca pauta por colocar no mercado aquilo que os seus representantes definem como “tecnologia que podes usar”. Quantas vezes sentimos que estamos a pagar no preço de um smartphone uma tecnologia (ou várias) que não poderemos utilizar porque o carregador não vem na caixa, ou porque algum acessório adicional é necessário? Ao procurar dar o máximo de utilidade ao consumidor, a Vivo não quer vender especificações no papel, mas resultados práticos para cada um que adquirir os seus equipamentos.

Ainda assim não faltam inovações a esta marca que nos diz ter 70% da sua força de trabalho dedicada a R&D, enquanto o restante exerce um estrito controlo sobre os seus próprios meios de fabrico, garantindo as melhores práticas nas linhas de conceção e montagem e aquisição de materiais.

A Vivo ganhou, por isso, um certo público seguidor que respeita o facto da marca saber ouvir a comunidade e não ter deixado de inovar ao longo da sua história, com o primeiro smartphone com um chip Hi-Fi, ou a primeira câmara frontal elevatória no inovador Vivo NEX que nos mostrava um ecrã até então nunca visto, sem notch ou perfurações.

Benfen significa que aquilo que você estará na caixa, seja o carregador para o carregamento rápido, seja o dongle para converter USB-C para 3.5mm, tradições que se têm perdido noutras marcas, enquanto a Vivo continua a perceber que adquirir um smartphone não deve obrigar a compras adicionais para tirarmos dele partido.

Porque tem de prestar muita atenção à Vivo

Segundo a marca, a Vivo chega a Portugal no momento certo e ao falarmos com os seus representantes percebemos que há uma perceção muito clara do caminho a fazer e da solidez com que o querem trilhar. Acima de tudo, a Vivo compreende o mercado nacional e o consumidor Português que dá uma enorme importância a primeiro experimentar e manusear o telemóvel, antes de comprar.

É aqui que a Vivo aposta forte e bem, capitalizando o seu departamento de design e oferecendo visuais impressionantes em todo o seu alinhamento. Tivemos a oportunidade de manusear o X60 e não pudemos deixar de ficar impressionados com o seu vidro fosco praticamente imune a dedadas, enquanto os acabamentos cambiantes dos restantes equipamentos, a par com o remate da construção foram feitos à medida para o consumidor que aprecia o tato e o feeling.

Acima de tudo, a Vivo percebe a Europa. A sua skin para o mercado Europeu é praticamente idêntica ao Android de fábrica, com pouco ou nenhum bloatware e um design limpo daquilo que foi possível ver e que agradará aos utilizadores mais adeptos da simplicidade. Além do mais, a marca está a colocar em cima da mesa duas atualizações de sistema operativo e atualizações mensais de segurança, com um foco imprescindível no pós-venda.

Há, depois, o pricing. Sempre com a filosofia Benfen no centro da sua ação, a Vivo não está a apontar para os negócios brutos de smartphones com preços exorbitantes. Com o custo-benefício em foco, um gama alta como o Vivo X60 Pro 5G com Snapdragon 870 tem um um preço de €819.

Depois há a Zeiss.

Zeiss: o que há num nome

É impossível ficarmos indiferentes ao nome Zeiss se alguma vez casamos uma objetiva da marca com uma câmara fotográfica. As óticas são fora de série e a Vivo entrou em parceria com o mítico fabricante Germânico para assegurar que as suas câmaras estão acima da média e para lá do meramente bom quanto à qualidade.

Hoje em dia podemos pensar que é fácil colar um branding num smartphone, mas não há nada mais longe da verdade. Para a Vivo, ter o selo Zeiss num smartphone significou passar por um rigoroso processo de certificação onde as suas soluções técnicas foram inspecionadas, desmontadas, revistas, pela própria Zeiss, até esta dar o seu aval. Por isso, ao comprarmos um Vivo, não temos apenas um selo Zeiss, mas todo um processo de filosofia de imagem agarrado.

Os mais aficionados da fotografia deverão estar, por isso, absolutamente interessados em ver o que estes smartphones são capazes de fazer nos tempos próximos.

X, Y, V: o ABC dos smartphones da Vivo

A Vivo é um conglomerado que reúne sob o seu chapéu criativo três famílias principais de smartphones, começando pela marca NEX que reúne os seus absolutos topo de gama e prova de conceito, enquanto a iQOO reúne uma postura mais jovem e desportiva que a Ivan Polojac (Brand Manager da Europa) define como um hot hatch que podemos levar para o trabalho todos os dias e ao fim de semana a Nürburgring para acelerar nas curvas. E se isto não deu ainda mais vontade de agarrar um iQOO, não sei o que dará.

Para já, a marca concentrar-se-á nos smartphones em nome próprio, consolidando o seu branding que começou já a ser trabalhado com os equipamentos já disponíveis na Meo, mas o objetivo é o retail, extremamente forte num Portugal que prefere comprar telemóveis desbloqueados. É neste mercado aberto que vamos muito em breve poder conhecer as principais opções da Vivo, e por isso ficamos já com uma pequena introdução ao quem é quem desta marca.

O Vivo X60 Pro é um orgulho para a Vivo
  • Vivo X: na família Vivo X encontraremos o melhor hardware disponível no mercado. Estes equipamentos reúnem design de topo, os melhores processadores, câmaras e baterias. Atualmente, o expoente máximo da família é o Vivo X70 Pro+ com Snapdragon 888+, mas os rumores andam já aí sobre os Vivo X80 e Vivo X80 Pro. Recentemente a Vivo introduziu uma inovadora estabilização gimbal que estabiliza a câmara nos eixos X, Y e Z de uma forma que não é fácil de acreditar quando o vemos em ação, praticamente imune a qualquer tremor.
  • Vivo V: “V” bem poderia ser de “visual”. A família “V” adoça a boca dos streamers, influencers e adeptos das redes sociais, apostando sempre em câmaras frontais sem paralelo no mercado. Como vimos com o Vivo V23 5G falamos de câmaras frontais de grande resolução e flashs frontais duplos para qualquer fotografia ficar bem exposta nas condições mais adversas. Os Vivo V são os Vivo para quem quer documentar os seus melhores momentos.
  • Vivo Y: a gama de entrada da Vivo tem os produtos equilibrados para todas as necessidades, com preço acessível e democrático, apostando forte no custo-benefício. É nesta gama que encontramos um dos mais acessíveis smartphones 5G disponíveis no mercado, na forma do Vivo Y33 5G com o seu MediaTek Dimensity 700 por apenas €259.99 (disponível na Meo), um preço irrepreensível.

Onde e quando posso comprar o meu Vivo?

Para já, a marca está restrita à Meo que oferece o exuberante Vivo X60 Pro 5G, e os gama de entrada Y21s, Y11s, Y70 e Y33s. Em breve teremos a Vivo disponível nos principais retalhistas, com vista a aumentar o seu portefólio disponível, colocando no nosso mercado a segmentação quase completa.

Quanto a isto, esperamos ter para vós, notícias muito brevemente. Nas primeiras semanas de Abril a Vivo estará em grande: há novos smartphones de gama alta, o seu primeiro tablet e mesmo um dobrável, na forma do Vivo X Fold. As boas notícias sobre todos estes lançamentos são que, doravante, Portugal poderá bem sonhar com todos estes equipamentos.

A Vivo prepara o seu primeiro tablet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui