A Sony renovou a sua gama de topo durante o Mobile World Congress de Barcelona em Fevereiro e a maior revelação foi mesmo o Sony Xperia XZ Premium, sucessor do Xperia Z5 Premium e que continua a senda deste, afirmando-se como um equipamento luxuoso que não é para o comum dos mortais. O Xperia XZ Premium é um smartphone extraordinário que quer fazer coisas extraordinárias, mas conseguirá?
O primeiro impacto com o Xperia XZ Premium é a imensa superfície cromada e altamente reflexiva que o dispositivo oferece. O mundo circundante reflecte-se em cada ângulo e todo o equipamento tem um aspecto de metal líquido que produz um peculiar efeito de camuflagem.
Isto porque à medida que caminhamos com ele pelas ruas o céu reflecte-se na fronte, o resto nas laterais, e as figuras sucedem-se num movimento vivo. A particularidade aqui é que, apesar dos rebordos generosos, estes tornam-se pouco intrusivos em utilização quotidiana devido a este elevado grau de reflexividade que camufla as linhas gerais do Xperia.
O design do Xperia XZ Premium é hoje algo datado, mas intrinsecamente Sony e agressivamente industrial. Possui uma simetria bilateral que lhe confere grande conforto na utilização e as peças de topo e base estão mais niveladas de modo que é mais confortável que o Xperia XZ quando o usamos junto ao ouvido.
Gosto particularmente do design limpo e com poucas interrupções, autorizado pelas superfícies em vidro. É verdade que estas serão amplamente propensas a dedadas, mas limpam-se facilmente. Não vou criticar este ponto; seria como comprar um todo-terreno e resmungar que apanha lama facilmente. No final de contas, o acabamento cromado impressiona como poucos smartphones conseguem fazer, e o Xperia XZ Premium faz virar cabeças. Alguns concorrentes farão o mesmo, mas não deste modo, não com este espelhado.
Será dos acabamentos mais radiantes do mercado, praticamente sem rivais.
Um destaque inquestionável no Sony Xperia XZ Premium é a câmara de 19MP capaz de 960fps. Em termos fotográficos, a câmara supera as expectativas e parece gerar imagens muito bem detalhadas e cores fortes, enquanto o foco funciona de de modo certeiro e rápido. Como é usual, a interface ainda deixa algo a desejar para quem quer controlo manual intuitivo.
https://www.instagram.com/p/BV8MxfdnCeR/
A gravação em 960p é a estrela deste espectáculo e não podemos pedir milagres, já que assistimos a um crop para 720p em vez do 4K possível, além de que esta gravação é limitada em extensão, mas o resultado é fantástico e deixa-nos a olhar para o quotidiano com olhos diferentes. Requer certamente treino, mas não vão deixar de usar esta funcionalidade.
A contribuir para o bom aspecto das imagens está certamente o primeiro ecrã HDR 4K no mercado. O ecrã do Sony Xperia XZ Premium mostra de facto cores excelentes e um grande nível de detalhe. O seu maior problema será a falta de conteúdos em HDR disponíveis neste momento, sendo que em tudo o resto voltamos a ter dos melhores ecrãs do mercado.
O restante hardware a bordo é suficientemente potente para qualquer um. O Sony Xperia XZ Premium possui um octa-core Snapdragon 835 com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno expansível. O acesso às ranhuras é feito pela bandeja tradicionalmente difícil de manejar dos Xperia e seria fantástico que a Sony desenhasse algo mais conveniente.
O Xperia XZ Premium tem no entanto certificação IP68 e é na bandeja que esta protecção mais obviamente se nota, com a óbvia presença de uma junta de borracha.
Esta é uma era de 6GB de RAM, mas se os 4GB do Xperia parecem pouco, pensem de novo. Até agora o Xperia XZ Premium tem rodado sem problemas jogos e filmes ou apps sem protestar, não dando qualquer indicação de que exista aqui qualquer insuficiência. E não há, sejamos francos. Entre menos RAM rápida e mais RAM lenta, venha o diabo e escolha.
A interface Xperia baseada no Android 7.1.1. Nougat é excelente e bem integrada, embora seja uma pena que tenhamos de recorrer ao press longo para ligar ou desligar a Wi-Fi ou dados móveis, numa janela extra desnecessária.
O Sony Xperia XZ Premium é, mais uma vez tal como o seu antecessor, um smartphone de grandes expectativas para a Sony, que aposta num look inconfundível e um conjunto de características que incluem algumas “primeiras vezes”, como a câmara super lenta e o ecrã 4K HDR. Face ao Sony Xperia Z5 parece inclusivamente mais capaz, mais completo, mais smartphone.
O Sony Xperia XZ Premium é um smartphone cujo estilo impressiona e não deixa ninguém indiferente. Para a Sony, é um grande smartphone para grandes ambições, mas chegará para rivalizar com os restantes flagships do ano?
O Sony Xperia XZ Premium está à venda em Portugal nas cores Luminous Chrome e Deepsea Black por €799.99. Se querem saber o quanto vale este preço, não percam estas páginas e a nossa análise aprofundada em breve.
Adoro o vosso Blog é a maneira como conseguem fazer reviews de modo imparcial! Espero pela review completa e que falem também do machine learning. Cada vez mais presente na gama X
Diogo, olá. Agradeço o feedback. Relativamente ao machine learning, é do mais interessante nos novos Xperia. A dificuldade de nossa parte é obter um durante tempo suficiente para realmente ver os resultados da implementação. Mas tentaremos!
[…] Ler mais: Sony Xperia XZ Premium: a maravilha cromada da Sony […]
[…] e performante, o Sony Xperia XZ Premium foi uma presa da má fase que a Sony ainda se encontra a passar, com uma certa depreciação do seu […]
[…] Review preliminar Sony Xperia XZ Premium: a maravilha cromada da Sony […]