Vamos ser francos: não há nada mais difícil do que escolher um bom par de auscultadores. Com a experiência acabamos por encontrar uma marca cujo toque nos agrada particularmente, mas na maioria dos casos continuamos bem sem saber o que vamos encontrar em termos sonoros.
Entram os Sony MDR-XB650BT, o tipo de auscultadores Bluetooth que têm vindo a fazer maravilhas pelo áudio Bluetooth, graças a características equilibradas e som excelente.
Características principais
Os Sony MDR-XB650BT possuem um look que à primeira vista os torna difíceis de distinguir das opções mais baratas da marca, com peças circulares minimalistas.
Não é uma estética berrante, mas a Sony sabe ser discreta e apostar onde importa, por exemplo mas drives de neodímio de 1.18 polegadas e no extenso acolchoado de cada peça, tornando os 650 bastante confortáveis para utilização prolongada, ainda que prefiramos o acolchoamento mais amplo dos 950.
Olhando ao pormenor, os MDR-XB650BT oferecem a comodidade acrescida de amplos comandos em cada auscultador, com os controlos de chamada, navegação, volume e emparelhamento convenientemente colocados.
De destacar que existe feedback por voz que nos permite facilmente saber que acabamos de ligar, desligar ou emparelhar o equipamento, e ainda nos informa do nível da bateria.
O emparelhamento é instantâneo e infalível, demorando literalmente segundos entre ligar os auscultadores e ouvir a nossa música favorita.
O único senão é a falta de opção para conexão via jack áudio. No estado actual da tecnologia, os audiófilos preferirão sem dúvida um fio e a qualidade acrescida que esta opção oferece.
Experiência de utilização
Os Sony MDR-XB650BT possuem um design minimalista e sem grandes pontos de destaque, mas em troca da para ver que a Sony pensou bem os pormenores. Tratam-se, afinal, de uma peça bem acabada com uma boa conjunção de firmeza e maleabilidade, o que nos garantiu conforto na utilização.
As almofadas são confortáveis e possuem um tamanho razoável, mas o diâmetro não é particularmente generoso. Por isso conheça bem as suas orelhas, porque se forem algo maiores que a média, os 650BT assentarão algo sobre as orelhas, não tanto à sua volta, e o isolamento poderá sofrer.
Mas do lado decididamente positivo, a força de pinça é suficiente para manter um excelente conforto, sem deslocamento, nem pressão excessiva, enquanto os comandos são bastante acessíveis.
Ponto igualmente positivo para a bateria que, com uma duração de até 30H, é ideal para os Power Users que não querem ter que se lembrar de carregar os auscultadores todos os dias. Não cronometramos de todo a sua duração, mas não é exagero dizer que passamos três dias sem carregar os Xb650BT, com pelo menos quatro ou cinco horas de música por dia, mais chamadas telefónicas pelo meio.
Som
Como se mede a qualidade de som num par de auscultadores? Fora os números em bruto, é uma questão de sensibilidade do ouvinte, de gosto pessoal, e – claro – algumas questões óbvias.
E começando por essas, uma grande vantagem dos MDR650 é o som bastante nítido e sem distorção, mesmo quando puxamos pelo volume. É possível que haja em funcionamento uma limitação, claro, mas o volume é suficiente para abafar bem os maiores ruídos circundantes e ainda dar aquele coice que por vezes é fundamental para mudar o nosso dia para melhor.
O tipo de som que temos é… profundo. Estamos a falar de auscultadores XB, Extra Bass portanto, e a textura resultante é obrigatoriamente densa. Os fãs dos sons mais fiéis e equilibrados poderão pensar em alternativas, principalmente se optarem por uma discografia de jazz ou música clássica, mas quem procura aquele soco extra que nos aproxima algo do som ao vivo para uma boa experiência Rock encontrará aqui uma excelente opção.
Talvez nenhum outro par de auscultadores consiga esta aproximação ao volume delirante de um concerto rock ao vivo quanto os XB960BT, mas os XB650BT fazem-no muito razoavelmente e com um som mais diversificado e polivalente.
Do lado das chamadas telefónicas, este tipo de auscultador não costuma ser a nossa opção para realizar chamadas, mas os XB650BT surpreenderam pela positiva. Mesmo em situações relativamente ruidosas, a outra pessoa compreendia a conversa sem demasiado ruído, excepto em casos extremos.
Conclusão
Os Sony MDR-XB650BT são auscultadores minimalistas com um design apesar de tudo cuidado e excelentes características de conforto. Se são o tipo de pessoa que gosta mais do que se passa do lado de fora das orelhas, em vez de dentro, encontrarão a este preço auscultadores mais vistosos e cheios de estilo, mas os XB650BT não são para si.
Com os Sony MDR-XB650BT a Sony aposta forte na economia, abdicando do supérfluo para criar auscultadores altamente competentes em termos de áudio. Com baixo proeminentes, os XB650BT podem abdicar um pouco das altas frequências, mas tudo depende do nosso gosto e utilização que queremos dar-lhes. Acima de tudo, a qualidade dos auscultadores wireless a menos de €200 talvez nunca tenha sido tão boa, principalmente considerando a extraordinária durabilidade da bateria a bordo. Para ficarmos sem bateria com estes auscultadores, temos mesmo que tentar.
A isto junta-se a conveniência dos comandos completos nos auscultadores, o que significa que podemos ouvir música durante horas e ainda atender chamadas sem sequer sacarmos o smartphone do bolso. Graças ao excelente alcance Bluetooth, podemos mesmo levantar-nos do posto de trabalho e atravessar a sala sem pensar duas vezes. Poderia alguém querer melhor?
Para quem procura bateria com vida longa, excelente conectividade Bluetooth e som intenso nos baixos, os Sony MDR-XB650BT pode ser os auscultadores ideais.