2018 ainda agora chegou e o futuro já está a bater-nos à porta!
Em Nagoya, no Japão, uma cidade que já construiu um museu inteiro dedicado à robótica, um hospital local irá adicionar robots desenvolvidos pela Toyota à sua equipa médica. Em Fevereiro deste ano, o Hospital Universitário de Nagoya irá colocar quatro bots para transporte de fármacos e testar amostras entre andares durante um ano.
Os robots são essencialmente refrigeradores móveis com uma capacidade de 90 litros que dependem de radares e câmaras para circular pelo hospital. Se estes se depararem com seres humanos, estão programados para evitá-los ou educadamente dizer: “Desculpe, deixe-me passar”, isto de acordo com The Asahi Shimbun. O pessoal médico pode chamar os robots e atribuir um destino para a sua carga médica usando um tablet.
Nagoya construiu o sistema de robôs em parceria com a Toyota Industries, uma subsidiária da marca que produz peças para automóveis e material electrónico. O teste experimental irá executar os robots entre as 17h e as 8h durante o turno da noite, quando menos pessoas estão a circular pelos corredores. Caso o teste seja bem sucedido, a o hospital pode optar por colocar mais unidades.