O desafio com os robots bípedes não é tanto fazer com que eles andem, o grande desafio é fazer com que andem naturalmente. Estes tendem a avançar com muito cuidado ou rapidamente. Contudo, investigadores suíços pensam que podem fazer melhor. Estes estão a trabalhar no COMAN (Compliant Humanoid), um robot sem cabeça projectado para dominar a caminhada. O autómato é mais gracioso através de uma combinação de articulações flexíveis e elásticas e de um algoritmo de controlo, que ajuda o robot a entender o seu próprio corpo.

O COMAN está ciente das simetrias na sua dinâmica e estrutura, o que o ajuda não só a caminhar com uma marcha natural, mas também a transportar objectos, andar em superfícies irregulares como escadas e reagir a surpresas. Se, por exemplo, empurrar o robot, este sabe exactamente onde colocar o pé para que não caia.

A tecnologia está longe de chegar aos robots com os quais podemos interagir. Por um lado, estas máquinas iriam precisar de cabeças ou de outra forma de explorar o mundo por conta própria. A equipa também está a explorar a possibilidade de ensinar estes robots a coordenar acções partilhadas, como pegar numa mesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui