Parece um Saab, tem o nome de um Saab, mas será um Saab? Rebaptizado como NEVS 9-3, o mítico Saab 9-3 reentrou em produção na China com motorização eléctrica e uma lista de 150000 encomendas.
É uma previsão muito positiva, para uma empresa cuja capacidade de produção é de 50,000 unidades anuais, com as 220,000 a serem atingidas num futuro algo próximo, quando a segunda fase da sua fábrica em Tianjin estiver completa.
Face ao tradicional Saab 9-3, o NEVS 9-3 mostra praticamente as mesmas linhas do veículo Sueco, mas substitui a motorização a combustão interna por uma nova totalmente eléctrica, cujos detalhes não foram totalmente revelados. A autonomia, no entanto, deverá ser de 300Km.
Aqui, o dado mais estranho é mesmo que, quando o renascido 9-3 foi mostrado em Junho de 2017, possuía uma fisionomia bastante diferente do veículo que agora foi revelado. A colagem deste novo EV ao último modelo produzido até 2014, o Aero Sedan MY14, deixa pensar que a NEVS aproveitou muito dos equipamentos de fabrico de 2014. Perante isto não podemos adivinhar se a station wagon seguirá as linhas que vimos em Junho.
Entretanto, permanece pouco provável que o veículo encontre o caminho até à Europa. O anterior modelo não cumpria os padrões de segurança NCAP e não existe indicação de que o novo o cumpra.
O novo modelo aposta, no entanto, em diversas tecnologias inexistentes em 2014, como conectividade WiFi com actualizações OTA, gestão da bateria via smartphone, chave digital via app. Com uma parceria com a DiDi, o NEVS 9-3 não deixou de fora a gestão de frotas, com um portal de gestão automóvel que permite diagnosticar os veículos à distância.
Equipamento que parece muito significativo para o mercado Chinês é o filtro de partículas que filtra 99% das partículas exteriores para manter o habitáculo com ar puro.
A TekGenius está em contacto com a NEVS para obter mais pormenores sobre este Saab renascido.
Quando um Saab não é um Saab
A NEVS AB (National Electric Vehicle Sweden) adquiriu os activos da divisão de automóveis da Saab AB em 2012, e negociou os direitos de utilização do nome.
No entanto, após dificuldades económicas, a NEVS pediu protecção contra credores em 2014, levando a Saab AB a rescindir os direitos de utilização do nome. Nesta situação, a NEVS pode produzir veículos inspirados na engenharia e propriedade intelectual da Saab, sem utilizar o seu nome.