Hoje vamos falar de uma empresa na Índia, que decidiu mudar o rumo do planeta e tentar resolver um problema grave. Na Índia, segundo o o Ministro de Estado do Meio Ambiente, Floresta e Mudança Climática, mais de 15.000 toneladas de resíduos plásticos são gerados todos os dias, dos quais apenas 9.000 são tratados e processados. Todos os outros acabam perdidos e são muito prejudiciais para o Ambiente. Invenções como o sacos de “plástico” da EnviGreen podem ajudar a resolver este problema.
Para criar estes sacos de “plástico” que combate a poluição, a EnviGreen arranjou uma combinação de recursos naturais, como o amido e óleos vegetais que parecem e se sentem como plástico, mas são 100% orgânicos, biodegradáveis e amigos do ambiente. Até é possível descartar o mesmo comendo-o.
O Fundador da EnviGreen Ashwath Hedge chegou a ideia destes sacos de “plástico” revolucionários depois de ver as pessoas com dificuldades para descobrir alternativas aos mesmo, isto porque a Índia os baniu em várias cidades de modo a resolver o problema da poluição.
As pessoas estavam preocupadas como iriam carregar os seus produtos no mercado agora. nem toda a gente pode pagar um saco que custe 5 Rs. ou 15 Rs. para carregar um quilo de açúcar.
Como tal, aos 25 anos de idade decidiu trabalhar numa forma de resolver este problema, que fosse amiga do ambiente. Contudo, a tarefa não foi fácil, durante 4 anos investigou e experimentou vários materiais, até um dia descobrir uma combinação de 12 ingredientes, incluindo batata, tapioca, milho, amido natural, óleo vegetal, banana e óleo de flor, que parecia plástico, mas não representava nenhum problema ambiental. Como seria de esperar, o processo de fabrico é um segredo muito bem guardado, mas o jovem empresário, revelou que os material primeiro são convertidos para líquidos e depois entram num processo de produção de 6 fases para criar os sacos.
O pequeno senão é que os sacos da EnviGreen são 35% mais caros a fabricar do que os sacos de plástico tradicionais. Uma vez que forem descartados os sacos de “plástico” de EnviGreen biodegradam-se naturalmente em menos de 180 dias, e se forem colocado sem água à temperatura ambiente, dissolvem-se em menos de um dia. Caso a água esteja a ferver dissolvem-se em menos de 15 segundos.
Nós não usamos nenhum tipo de químicos. Até a tinta usada para imprimir nos sacos é natural e orgânica.
Isto significa que os podemos descartar sem poluir o meio ambiente, e os animais podem ingerir-los sem qualquer tipo de problema. Os sacos de “plástico” EnviGreen são comestíveis e o próprio jovem empresário já os provou.
O Karnataka State Pollution Control Board (KSPCB) já aprovou os sacos da EnviGreen para uso comercial, executando primeiro uma série de testes para confirmar a autenticidade das palavras de Ashwath Hedge. Eles descobriram que, apesar de sua aparência e textura, estes não contêm plástico e como tal, não são perigoso para o meio ambiente. Por outro lado caso seja queimado, o material inovador não derreter, gotejar ou liberar qualquer fumo tóxico.
A EnviGreen montou uma fábrica em Bangalore, onde produz cerca de 1,000 toneladas métricas de sacos de “plásticos” amigos do ambiente. O que não é considerado muito, visto que a cidade de Bangalore consome cerca de 30,000 toneladas métricas de sacos de plástico por mês, mas tudo indica que o processo de fabrico pode ser acelerado antes de começar a distribuir os sacos aos seus clientes. Contudo, já começaram a distribuir os sacos a alguns grandes cadeias de revenda como o Metro e a Reliance.
Para alem de proteger o ambiente, Aswath Hedge, também pretende usar os sacos EnviGreen para ajudar os agricultores locais.
Nós temos esta ideia única de fortalecer os agricultores nas zonas rurais de KArnataka fornecendo todos os matéria-prima dos sacos. Também estamos a planear distribuir sementes para ajudá-los a produzir a quantidade de materiais necessários para fazer os Sacos.
queríamos ter acesso a mais informações.