A Samsung continua extremamente dinâmica no seu calendário de lançamentos nas gamas média de entrada, revelando hoje dois novos equipamentos que ainda não poderemos comprar: os Galaxy A12 e Galaxy A02s. E não poderemos comprar porque a Samsung só os colocará à venda em 2021. Com estes equipamentos parece querer-nos dizer que vale a pena esperar.
Os dois modelos são muito semelhantes. O seu foco é na autonomia, com baterias de 5000mAh e carregamento de 15W, o que será suficiente para carregar estas unidades sem muitas dores, mas sem grandes sprints. Parecem partilhar igualmente o mesmo ecrã TFT de 6.5 polegadas HD+ que coloca a câmara frontal num notch em “V”.
As principais semelhanças acabam aqui. A Samsung não anunciou oficialmente o nome do chip a bordo de cada dispositivo, mas no comunicado o octa-core a bordo do A12 tem quatro núcleos a 2.3GHz, outros tantos a 1.8GHz, enquanto o octa-core do A02s conta com oito núcleos a 1.8GHz. Neste último caso poderemos estar perante equipamentos com Snapdragon 460, mas sem promessas.
Enquanto o Samsung Galaxy A02s chega apenas numa configuração de 3/32GB, o A12 pode ir até aos 6GB e 128GB de armazenamento interno, configuração que lhe daria um grande atrativo para quem acumula conteúdos a sério.
As câmaras são bem diferentes em ambos os modelos. Assim, o Galaxy A02s encaixa uma unidade de 5MP no ecrã e oferece ademais uma tripla com uma câmara de 13MP, uma macro de 2MP e um sensor de profundidade de igual resolução num módulo quadrado. Portanto, se a fotografia é importante para vós, o A12 poderá ser a escolha a fazer. Temos apenas 8MP à frente, mas a principal câmara é de 48MP, e deve fazer umas fotos muito interessantes. É coadjuvada por uma unidade ultragrande angular de 8MP, e mais dois sensores de 2MP, um para fotografias macro e um para dados de profundidade.
Os dois terminais são modernos e incluem porta USB-C, além de sensor de impressões digitais na lateral. Quanto às vendas, o Galaxy A12 estará disponível a partir de Janeiro por €179, enquanto o A02s chega algo mais tarde, em Fevereiro, por €150.