5G é o futuro e por isso mesmo a Samsung decidiu apresentar a sua vasta gama de produtos durante o evento desta tarde em Barcelona. Na lista de produtos que vão compor o portefólio de soluções de conectividade 5G, podemos encontrar novos chipsets, routers para termos em casa, unidades de acesso 5G e até soluções de infrastrutura. De notar que estes produtos já se encontram implementados um pouco por todo o mundo, em testes ainda. Claramente que os problemas que afectaram a marca Sul Coreana durante o último ano estão bem presentes e a entrada no mercado não pode ser em falso.
Segundo Paul Kyungwhoon Cheun, “a Sasmung tem-se concentrado na pesquisa e desenvolvimento do 5G nos últimos 5 anos, sendo que o lançamento deste portefólio representa o culminar de um trabalho árduo de desenvolvimento da indústria”. Para além disso, o facto de os Estados Unidos da América já terem uma vasta rede 5G de produtos da Samsung em funcionamento, tem vindo a dar uma grande esperança à marca para a implementação destes serviços o mais rápido possível a uma escala mundial.
Novidades no mundo das redes
Durante muitos anos, a Samsung foi um dos principais impulsionadores da tecnologia 3G e LTE, com uma série de produtos no mercado. Agora, com o lançamento do 5G Home Router, a Samsung entra num novo mercado ao qual é totalmente estranha. O novo router doméstico 5G irá permitir ligações directas à rede sem fios, com a simples colocação do router doméstico próxima de uma antena de rádio 5G. Com uma taxa de dados máxima de 1Gbps, isto irá permitir que os provedores de serviços dimensionem redes que fornecem uma alternativa atrativa às implementações FTTH, muitas vezes dispendiosas.
A estação base de comunicações 5G é uma extensão natural das pequenas células LTE que existem hoje no mercado, sendo que está projectada para ser instalada numa configuração de alta densidade, permitindo assim criar redes de grande capacidade.
O sistema suporta um espectro mmWave 28GHz – a frequência habitual nos mercados líder 5G – e será capaz de fornecer ligações até 10Gbps entre dispositivos que estejam dentro da cobertura de rede. O facto de ser bastante compacta e fácil de instalar, a Samsung espera que a sua rede 5G seja mais simples e menos dispendiosa de instalação.
Um rede central totalmente virtualizada
Um ponto critico nas redes, é o núcleo centralizado de controle de direcção do trafego na rede na infra-estrutura. A próxima geração da Samsung, oferece um salto significativo no desempenho e na flexibilidade, de acordo com os requisitos e procura dos casos emergentes do uso da conectividade. Com uma mudança para uma arquitectura baseada em software, o núcleo virtualizado ganha a capacidade de dividir de forma flexível os recursos de rede, assim como algumas funções de rede individuais, de forma a manter o máximo de eficiência operacional. Um exemplo disso é a capacidade de permitir que todo o tráfego mais pesado saia da rede do fornecedor de serviços mais próximo do utilizador, reduzindo assim o potencial congestionamento da rede do operador e melhorando substancialmente a capacidade de resposta dos utilizadores.
A mudança para uma arquitectura de rede virtualizada ou baseada em software, traz um maior grau de complexidade no gerenciamento dos vários sistemas, bem como a configuração altamente dinâmica e roteamento de tráfego. Com os sistemas de Manutenção e Operação (MANO) bastante poderosos, assim como sistemas virtuais de gerenciamento (EMS), a Samsung consegue garantir que cada componente da rede está em funcionamento com a eficiência máxima e em plena coordenação com a rede em geral. Estes sistemas de gerenciamento de rede são projectados para lidar com complexidades das arquitecturas da próxima geração, fornecendo ao pessoal de operação de redes ferramentas de controle intuitivos para gerenciar e ajustar a prestação de serviços e o desempenho da rede.
O lançamento comercial
Já existem versões pré-comerciais destas soluções e produtos em implementação com operadores nos Estados Unidos, Coreia e Japão, sendo que esta apresentação do portefólio de produtos 5G representa a etapa final da jornada rumo a total adopção da tecnologia 5G. Para 2017, a Samsung tem planeados uma série de testes adicionais, que irão contribuir para uma série de implementações comerciais dos produtos 5G, garantindo assim uma introdução bem sucedida e suave dos novos serviços no dia a dia das pessoas, criando assim uma nova era de conectividade.
Depois disso, a Samsung irá procurar estender o seu portefólio 5G com suporte para a conectividade abaixo dos 6GHz. Outro objectivo de futuro, é a implementação da especificação 3GPP Relase-15, sendo que o actual portefólio está já projectado para ser actualizável para este novo padrão de comunicação.
A samsung também apresentou um novo chipset 5G RFIC e ASIC que irá alimentar a próxima geração de infra-estrutura da rede 5G, incluíndo também o 5G Home Router.