É talvez o único nome clássico no mundo dos smartphones a ainda ter algum impacto nas estatísticas. Depois dos nomes históricos desaparecerem ou se tornarem temas marginais nas discussões dos entusiastas, a Samsung foi resistindo à investida Chinesa. Houve momentos difíceis, durante os quais as tecnológicas emergentes pareceram prestes a passar-lhe à frente, mas os Coreanos souberam arrumar a casa e com uma remodelação profunda dos equipamentos da família Galaxy A conseguiram voltar a recuperar o top das vendas, e neste momento dominam quase inteiramente o segmento 5G.
Não só a família Galaxy A contribui para isto, mas a família S22 também está a ter uma performance impressionante, em particular o Galaxy S22 Ultra, que parece contar para 50% das vendas de todos os equipamentos S22. Curiosamente, depois de ter sido considerado cancelado e acabar muito criticado pela sua chegada tardia ao mercado, o Samsung Galaxy S21 FE está a ter vendas impressionantes, sendo o terceiro modelo mais vendido de todos os smartphones Android 5G.
E é assim que, segundo a Counterpoint, a Samsung domina as vendas dos smartphones 5G Android, com 4 modelos nos 5 primeiros lugares e 5 smartphones no Top 10. Respetivamente, Galaxy A52, Galaxy S22 Ultra, Galaxy S21 FE, Galaxy A32, por essa ordem, antes do primeiro equipamento não Samsung, o Oppo Reno 7.
Este breakup das vendas mostra como o espaço Android tem concorrência e variedade. As vendas Android representam 67% de todas as vendas 5G, deixando para a Apple uma grande fatia lucrativa limitada a uns poucos dispositivos, enquanto o espaço Android divide a sua fatia entre dezenas de equipamentos e este Top 10 é responsável por apenas 20% das vendas.