Não foi algo que tivéssemos a oportunidade de cobrir, mas a AMD revelou na Computex as novas Radeon RDNA, ex-Navi, dando um grande salto em frente na sua aptidão para conquistar os aficionados do gaming. O salto pode ser ainda maior agora que a AMD anunciou uma parceria com a Samsung para trazer as gráficas Radeon para o mobile.
O gaming mobile está cada vez mais presente e a utilização de um nome como a AMD pode ser um atalho rápido para o sucesso, numa área onde a Samsung recorre às gráficas ARM, geralmente atrás das Adreno da Qualcomm.
Doravante, a Samsung utilizará gráficas Radeon RDNA nos seus dispositivos, incluindo dispositivos móveis, aparentemente fabricando as GPU nas suas próprias unidades.
A grande incógnita é o que significará isto em termos práticos, já que porquanto a AMD tenha anunciado a nova arquitectura, os detalhes são escassos e ainda mais difícil é dizer como a arquitectura se traduzirá numa GPU mobile, onde não contamos com a capacidade de refrigeração de um computador.
Do que parece ser aparente do comunicado da AMD, a marca irá licenciar à Samsung a arquitectura RDNA das novas gráficas Radeon em troca de royalties. Não podemos esquecer que a Samsung já andará a desenvolver a sua própria arquitectura para GPU há alguns anos, captando inclusivamente talentos da NVIDIA. Segundo a Samsung, esta seria a primeira arquitectura gráfica de raiz em dez anos, com todo o potencial para ser revolucionária, graças a uma utilização possível em diversos tipos de dispositivos.
Perante isto, ou a Samsung pode estar a abandonar esta arquitectura, ou o acordo poderá ser uma simples aquisição de patentes de forma a ambas as empresas se protegerem contra terceiros.
Em qualquer um dos casos é justo dizer que estamos todos ansiosos por ver quais os frutos que trará para o mundo mobile esta parceria.
[…] June 2019 that we first heard about the partnership between Samsung and AMD for the production of mobile […]