Nos últimos tempos temos ouvido falar bastante sobre a possibilidade da Samsung lançar a sua própria GPU, excitação entretanto resfriada pelas inúmeras informações que apontam para a possibilidade do Galaxy S10 chegar ainda com uma ARM Mali. No entanto, se a parte do hardware ainda está longe, a arquitectura está já terminada e fontes ligadas ao processo dizem que é tão genial que pode ser aplicada em smartphones ou em supercomputadores.

Convenhamos que é uma afirmação enormíssima, mas foi realmente feita. Jon Peddie explica, num texto no GFXspeak, que a confluência de factores é extraordinária quando se pensa na ambição da Samsung, as melhores fundições do mundo e a caça aberta ao talento humano, gerando aquilo que o analista considera a primeira nova arquitectura para uma GPU em mais de 10 anos.

Esta afirmação tem peso: “a primeira nova arquitectura para uma GPU numa década”, parece contornar o facto da própria Apple vem desenvolvendo há alguns anos as suas próprias GPU. Peddie pode por isso estar a referir-se a algo mais fundamental do que adaptações das arquitecturas ou conjuntos de instruções da ARM. Algo realmente novo.

Samsung capta talento na NVIDIA

Se há provas concretas de que a Samsung está a desenvolver a sua própria GPU e tem planos ambiciosos para ela, é a captação de talentos, o mais proeminente dos quais sendo o Dr. Chien-Ping Lu. Este é um destacado pioneiro das placas gráficas, tendo passado pela NVIDIA e pela MediaTek onde chegou a ter uma GPU própria praticamente terminada.

Agora, na Samsung, Chien-Ping Lu será o homem que limará as arestas e permitirá à Samsung trazer para o mercado uma GPU própria que tudo indica tem uma performance efectiva superior às expectativas, com potencial para revolucionar o processamento gráfico em muito mais do que jogos e aplicações de realidade virtual.

Restará ainda à Samsung casar esta GPU com um processador capaz de aproveitar o seu potencial e não será ainda o Exynos 9820. Peddie acredita que será mais ou menos daqui a um ano que a Samsung anunciará oficialmente algo concreto.

O mundo das fugas de informação deverá dar-nos informações interessantes ainda antes disso.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui