Os mais atentos ouviram já os rumores de que a mítica Olympus procurava um parceiro mobile. E porque não? As parcerias entre smartphones e marcas fotográficas estão em voga e Zeiss, Leica ou Hasselblad já entraram neste jogo. Bom, parece que a Olympus se terá juntado à Samsung para emprestar a sua magia ao futuro Samsung Galaxy S22 Ultra e à sua câmara de 200MP.
OK, refreando um pouco os ânimos, o rumor não vem de um nome particularmente conhecido, mas pelo menos é credível e a informação é suficientemente excitante para lhe darmos atenção. A Olympus é, afinal, um dos nomes mais brilhantes da era japonesa da fotografia, a par com Canon, Nikon, Pentax ou Fujifilm.
No final do ano passado, o grupo Olympus, que também fabrica dispositivos de imagiologia médica, chegou a acordo com o Japan Industrial Partners para alienar a sua divisão de fotografia. Será, por isso, o momento certo para capitalizar na história do nome Olympus, com um parceiro de peso no mundo mobile.
Do outro lado temos a Samsung. A marca tem-se visto consistentemente no topo da performance fotográfica em termos dos smartphones, mas sem chegar realmente a dominar sobre algumas concorrentes como a Apple ou Huawei, com Xiaomi e Oppo a ganhar terreno. As câmaras dos smartphones Samsung são consistentemente ótimas, mas as câmaras fotográficas da marca não se destacaram como um player no mercado, apesar de terem algumas câmaras impressionantes no seu portefólio, incluindo uma que me deslumbra até hoje: a NX1.
A Olympus tem, junto dos fotógrafos profissionais e entusiastas, um maior nome. Conheço muitos adeptos do formato micro terços, alguns profissionais mesmo, dedicados profundamente à Olympus e à sua filosofia de imagem. Emprestar à Samsung esta sabedoria poderá fazer maravilhas pelo look final da câmara.
E que câmara? Bom, a parte menos credível de todo o rumor é a presença de uma câmara de 200MP no futuro Samsung Galaxy S22 Ultra.
Para isto acontecer teríamos de ver uma grande mudança na Samsung. A marca Coreana tende para o conservadorismo, apostando menos em pixéis e mais em capacidades e funcionalidades, com resultados que a têm favorecido. Nesse sentido, um sensor de 108MP parece muito mais provável, mas eis que alguém diz que será um chip de 200MP. E não sou o único.
Eu confesso que não faço questão de ver a Samsung envolvida numa corrida ao pixel.