“Não quero um telemóvel tão grande”. Pessoalmente não considero os Galaxy Note telemóveis grandes, muito menos o Note 9 que tem um excelente aproveitamento de ecrã e é pensado para produtividade. Mas consigo perceber que exista quem pense de forma diferente e é por isso que tenho que considerar excelente a possibilidade da Samsung seguir o caminho dos Samsung Galaxy S10 com diferentes versões do Galaxy Note 10, especificamente uma versão compacta.
Na versão principal, o Note 10 terá hipoteticamente com um ecrã de 6.75 polegadas, medidas super simpáticas para tirarmos notas decentes ou simplesmente para mãos grandes. A decisão já está obviamente tomada há diversos meses, já que se espera uma revelação oficial em Agosto, mas os rumores são cada vez mais sólidos relativamente a uma versão mais pequena e aqui ou teremos um Note 10e, ou um Note 10+.
As informações chegam via cadeia de fornecedores, mas não são totalmente claras quanto ao tamanho do ecrã deste Note 10 mais compacto. Parece que por trás da decisão da Samsung está o facto do Samsung Galaxy S10 5G ter também um ecrã de 6.7 polegadas, não sendo usual um Galaxy S ter ecrã maior que um Note. Como tal, o Note 10 foi incrementado em tamanho, deixando uma espécie de vazio numa área de ecrã mais “manejável”.
Deverão ainda assim existir outras diferenças de hardware entre as duas versões do Note 10. Seguindo a tradição, o Note 10 deverá herdar as excelentes cinco câmaras do Samsung Galaxy S10+, o que deixa em aberto se alguma das versões herdará então as seis câmaras do S10 5G, que inclui uma ToF. É igualmente possível extrapolar um conjunto de especificações para os futuros Note 10, sendo quase incontornável que a Samsung brindará os seus utilizadores com a configuração máxima possível num S10, nomeadamente 12GB de RAM e 1TB de armazenamento, enquanto a bateria subirá de capacidade face ao Galaxy Note 9, para os 4500mAh do S10+, pelo menos, se não mais. A capacidade 5G é quase certa.
Ainda estamos longe de Agosto, por isso aguardamos para breve mais notícias, e não restando dúvidas de que a Samsung subiu a parada em termos de oferta, as duas versões do Note 10 parecem-me credíveis. E a isso digo: venham elas. Com o rácio de miniaturização que a marca tem conseguido ao ponto do Samsung Galaxy S10+ ser incomparavalmente compacto, não vejo sequer problemas em incluir uma S-PEN em ambos os modelos.
Não precisam de um telemóvel tão grande? Fantástico: tomem lá uma alternativa.