Finalmente aconteceu e, após inúmeras fugas de informação e sede por novidades, a Samsung anunciou em todo o esplendor o seu novo Galaxy Note 8, o primeiro a realmente estar disponível na Europa desde o Note 4, já que o reinado do Note 7 foi de pouca dura. E parece que a espera valeu a pena.

Como esperado, o Galaxy Note 8 introduz na gama Note o Infinity Display que encontramos no tão aclamado Galaxy S8, dando à renovada S-Pen todo um novo potencial para escrever, rabiscar, compor, praticamente sem limites.

À semelhança do Note 7, este ecrã pode receber anotações enquanto desligado, mas é agora de 6.3 polegadas Super AMOLED, com resolução QHD+ e suporte para HDR.

O design, de resto, é bastante semelhante ao do Galaxy S8 e deverá seguir os mesmos padrões de qualidade, mantendo igualmente a protecção IP69 que protege o Note 8 na eventualidade de submersão em água. É uma protecção que se estende até à S-Pen.note-8-IP68

O hardware básico não é surpresa: o Galaxy Note 8 vem equipado com o Exynos 8895 ou Snapdragon 835 (no mercado da América do Norte), além de 6GB de RAM. A potência é suficiente para o Note 8 ser praticamente um computador e por isso mesmo a Samsung inclui a compatibilidade com a doca DeX que pode ser acoplada a periféricos como um monitor e teclado.

Nesta sua iteração do Android 7.1.2 Nougat, a Samsung não esqueceu a possibilidade de corrermos duas instâncias da mesma app, mas o principal é mesmo a presença do Samsung Bixby, que poderá bem chegar já a todos os mercados.

De destacar que não só pode correr instâncias da mesma app em simultâneo, como com a App Pair podemos lançar duas apps em simultâneo, num ecrã divididonote-8-app-pair

Bom, é que dizer das câmaras duplas? Estreia é o primeiro Note com uma parelha fotográfica, mesmo o primeiro Samsung de gama alta com esta tendência fotográfica.

São dois sensores de 12MP no formato grande angular, mais teleobjectiva. Neste caso, o primeiro sensor oferece abertura de f/1.7, enquanto o segundo se fica pelos f/2.4, mas ambas as câmaras possuem estabilização óptica de imagem, julgo que inédito, e fundamentalmente útil. De facto, sem a estabilização óptica de imagem, as teleobjectivas disponíveis no mercado acabam por ser bastante limitadas.note8

Ambos os sensores possuem foco Dual Pixel, em que cada pixel serve de fotodíodo, mas igualmente para captura de foco, o que gera um autofoco mais rápido em condições adversas. O recurso permite igualmente o Live Focus, ou a possibilidade de se ajustar o foco após tirarmos a fotografia, reforçando o bokeh.

Já quem gosta de áudio ficará contente por saber que, tal como o Galaxy S8, o Galaxy Note 8 possui áudio AKG, e jack áudio.

E a bateria? A Samsung aqui joga pelo seguro e oferece uma bateria relativamente modesta de 3,300mAh.

Estas características não chegam sem um preço, e na Europa poderão esperar pagar €999 por esta peça extraordinária de tecnologia móvel. Para o empresário e para o profissional, este será um dispositivo altamente desejável, graças às funcionalidades avançadas da S-Pen. É de admirar que não existam mais equipamentos nesta gama com uma funcionalidade tão avançada, mas a tecnologia não estará ao alcance de todos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui