O BMW M5, totalmente novo, foi oficialmente revelado antes da sua estreia no mí­stico salão de Frankfurt em setembro, confirmando assim a sua motorização V8 e o sistema de tração integral, rivalizando assim com o já conhecido Mercedes-AMG E 63 S.

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O novo BMW M5 ganhou uma nova alma, graças às afinações feitas no já conhecido V8 bi-turbo de 4.4 litros do modelo anterior, ganhando assim mais competências para fazer face ao seu rival AMG E 63 S.

Um novo par de turbocompressores foram adicionados, combinados com coletores de escape revistos de forma a impulsionar a energia dos gases de escape no sistema. Novos sistemas de refrigeração e de lubrificação, além de uma bomba de óleo com especificações melhoradas foram também adicionadas à lista de updates. Resumindo: 600cv, mais 40cv que o modelo anterior; o binário diminuiu 70Nm, tendo agora 750Nm no total, sentidos a partir das 1.800 rpm.

Relativamente ao desempenho, a BMW alega que o novo M5 quebra a barreira dos 100km/h em 3,4 segundos, colocando-o assim a par do seu rival de 612cv, o já referido Mercedes-AMG E 63 S. A velocidade máxima está, como sempre, limitada aos 250 km/h, mas pode ser aumentada para os 305km/h se equipado com o pack M driver.

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Toda a potência enviada para as rodas é feita através de uma caixa de velocidades automática de 8 velocidades com manípulos para as mudanças sequenciais e configurações personalizáveis, graças ao sistema Drivelogic da BMW. O modo 1 da Drivelogic otimiza a caixa de velocidades para mudanças mais confortáveis e eficientes, enquanto o modo 2 é destinado a uma condução mais rápida e divertida. Por fim o modo 3 é desenvolvido apenas para conduções em pista.

A nova caixa de velocidades fornece energia para um sistema de tração integral desenvolvido especificamente para o novo M5. Apelidado de M xDrive, este sistema de tração é fortemente orientado para o eixo traseiro, enviando energia para o eixo dianteiro apenas quando o eixo traseiro entra em esforço. Como tal, a BMW diz que se trata de um carro de tração integral com um comportamento de um carro de tração traseira.

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No entanto, os modos de condução selecionáveis significam que o nível de intervenção eletrónica pode ser controlado através de um sistema de controlo específico da M. Por exemplo, no modo dinâmico da M, mais binário é enviado para o eixo traseiro e um maior limiar de deslizamento vai existir antes da ativação do eixo dianteiro, assim como é possível selecionar o puro e adorado modo traseiro.

Mais dois detalhes M incluem o controlo de amortecimento variável e a direção personalizável M Servotronic. Ambos possuem três modos selecionáveis: confort, sport e sport plus.

Para poupar algum peso, alguns painéis do carro foram produzidos em alumínio, assim como o tejadilho que é produzido em plástico reforçado com fibra de carbono. O habitáculo recebe uma renovação inspirada pela M, composta por novos assentos desportivos, acabamentos exclusivos, novos marcadores digitais M e um volante M-Sport ajustado com dois botões vermelhos para alterar as configurações do carro.

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Sob a estrutura agressiva da M, o BMW M5 recebe estabilizadores mais duros e barras estabilizadoras mais baixas e rígidas, enquanto a rigidez é melhorada graças a um suporte transversal adicional e uma cinta cruzada de alumínio sobre o eixo traseiro.

Os travões de disco ventilados com pinças de 6 pistões e pastilhas de travão desenvolvidas pela M fornecem a potência de paragem necessária. No entanto, os discos carbono-cerâmicos estão disponíveis na lista de opções.

O preço do novo BMW M5 vai começar nos £ 89.640 no Reino Unido, qualquer coisa como 98.065€.

Fonte: Autoexpress.co.uk

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