A Samsung está a sentir-se provocadora e mostrou um pequeno teaser sobre o próximo Exynos 9, justamente com a tagline #TheNextExynos.
A imagem diz pouco: Discover Cloud 9 With Exynos, que quer dizer algo como “descubra a euforia”. Claramente a Samsung tem confiança na capacidade do Exynos 9.
Lá porque o Samsung Galaxy S8 não vá ser lançado no Mobile World Congress, não significa que a Samsung vá ficar silenciosa enquanto os principais concorrentes roubam protagonismo.
Já sabemos que o Snapdragon 835 é uma colaboração entre Qualcomm e Samsung, pelo que a marca Coreana terá a produção toda para si pelo menos até Maio, atrasando muitos dos equipamentos que pretendem utilizar o mesmo processador.
A razão é lógica e prende-se com a elevada complexidade dos novos processos de fabrico com litografia de 10nm. Nunca os transístores foram tão pequenos, o que coloca grandes desafios às fundições, com a pureza e qualidade dos componentes a ser mais fundamental que nunca.
Mas a Samsung tem já uma tradição de utilizar os seus próprios Exynos em boa parte dos mercados, e desta vez não será diferente.
Diga-se de passagem que a Samsung é boa no que faz e, no passado, os Exynos dos seus topos de gama souberam roubar os tops dos benchmarks. Não deverá ser diferente com o futuro Exynos 9.
O futuro Exynos 9 será também fabricado em litografia de 10nm. A produção estará já a decorrer, mas da concepção à produção final com yield suficiente podem passar meses.
Nesta altura é por isso muito difícil saber se o futuro Exynos 9 está na mesma fase de produção que o Snapdragon 835, out ficará reservado para um futuro Samsung Galaxy Note 8. Sim, o Galaxy Note 8 é quase certo.
O teaser da Samsung é peremptório: coming soon.
Poderemos mesmo ter um anúncio oficial mais perto do Mobile World Congress para capturar as atenções e dar aos fãs algo pelo qual aguentarem um pouco mais o dinheiro na carteira.