Parece que o pessoal do Samsung C-Lab anda com umas ideias interessantes para smartphones antigos, que mostram bem como tantas vezes trocamos de dispositivos e eles ainda podem oferecer algumas funcionalidades interessantes. Seria o Samsung Galaxy S5 ainda útil em 2017? Muitos utilizadores diriam que não, mas a Samsung arranjou-lhes uma utilização surpreendente, desde que tenhamos 40 e algum conhecimento: mineração de Bitcoin.

Minerar Bitcoin está na berra, o que torna a prática menos lucrativa do que poderíamos esperar, já que toda a gente o quer fazer. Nada melhor então do que utilizar hardware que ninguém quer para poupar alguns Euros e maximizar os lucros. Se bem que 40 Samsung Galaxy S5 ainda custam vários milhares de Euros, portanto o investimento é necessariamente avultado ainda.

No entanto a Samsung é peremptória quando diz que oito Galaxy S5 conseguem minerar Bitcoin tão bem quanto um Intel Core i7 2600. Bom, podemos encontrar o Galaxy S5 por menos de 200 Euros, enquanto o Core i7 2600 estará mais perto dos 300, e quando acrescentamos a isto os restantes componentes como as gráficas e os coolers, a diferença começa a acentuar-se e talvez tenhamos mesmo aqui um bom método. Ainda por cima, cada Galaxy consome apenas 4 Watts, face aos 95 do computador. Lucro?

s5mining

E então, têm o gabarito técnico para o conseguir?

A invenção faz parte da iniciativa de reaproveitamento que a Samsung lançou para mostrar que dispositivos velhos podem servir para muitas coisas ainda. Por exemplo, um smartphone com reconhecimento facial para guardar a entrada de uma casa.

Como nota o site Vice, a Samsung escreveu software específico para reaproveitar estes dispositivos e é interessante que o colocará online para que qualquer engenheiro em potência possa testar as suas invenções num velho Galaxy. A Samsung explicou que o software remove o Android por completo, deixando ao utilizador uma rédea livre para fazer o que a sua imaginação ditar.

Entretanto o projecto está no Github e os makers poderão fazer upload dos seus próprios projectos para partilha com a comunidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui