O Chrome OS tem uma grande prevalência no mundo educativo, mas a Microsoft não está a dormir, apresentando também versões do seu sistema operativo vocacionadas para educação, como é o caso do Windows 11 SE. O Satellite Pro E10-S da Dynabook foi agora anunciado como um dos primeiros selecionados pela Microsoft para receber o novo sistema operativo.
Quando foi oficializado em Março, o Satellite Pro E10-S deixou-me boas impressões. Afinal, é um portátil com as vantagens Windows e robusto, com especificações muito adequadas aos mais pequenos estudantes. Com 11.6″ de ecrã não é demasiado grande para caber na mochila e é facilmente transportável.
O equipamento foi agora selecionado para atualizar do Windows 10 para o Windows 11 SE, o primeiro sistema operativo com base na cloud pensado especificamente para educação. A utilização cloud permite otimizar a performance nestes equipamentos mais económicos, abrindo mais funcionalidades a todos, além de incluir afinamentos do sistema operativo para capitalizar numa utilização web-first.
“Temos mais de trinta anos de experiência no setor da educação e, para nós, o reconhecimento e seleção do Satellite Pro E10-S pela Microsoft enquanto dispositivo de lançamento do Windows 11 SE é um orgulho e sublinha, uma vez mais, as fortes credenciais educacionais deste dispositivo e da restante gama Satellite Pro,” afirma Damian Jaume, Presidente da Dynabook Europe GmbH. “O Satellite Pro E10-S foi concebido cuidadosamente tendo em conta os atuais desafios de sala de aula, de forma que tanto professores como alunos saibam poder contar com o dispositivo para garantir uma experiência de aprendizagem sem interrupções. Tal como outros dispositivos focados em Educação, o E10S ainda está disponível com a pré-configuração do Windows 10 Pro Education – para que os clientes possam escolher o dispositivo que melhor se enquadra com a sua estratégia de gestão de dispositivos.”
“Sabendo da herança da Dynabook em inovação, esta parceria procura impulsionar experiências diferenciadoras e apoiar a aprendizagem em qualquer lugar, dando aos professores o poder de desbloquear a criatividade, promover o trabalho em equipa e fornecer uma solução simples e segura construída para a educação à distância e híbrida,” afirma Kurt Petersen, General Manager, Global Device Partners, Microsoft.
O Satellite Pro E10-S com o Microsoft Windows 11SE estará disponível a nível global a partir do primeiro trimestre de 2022. A versão atual com Windows 10 está já disponível com preços a partir dos €299.