O Qualcomm Snapdragon 660 ainda mal chegou ao mercado, e poucos modelos já contam com ele, mas desenvolver um chip (mais especificamente o System On Chip ou Mobile Platform, como a Qualcomm agora prefere dizer) demora tempo e planeamento com grande antecedência. Não é por isso de admirar se a Qualcomm já tiver bem presente o que quer incluir na sua próxima geração de processadores, especificamente o Snapdragon 670, cujas primeiras informações acabam de vir à superfície.

Assim, o chip será fabricado numa litografia de 10nm, algo em que a Qualcomm é pioneira com o Snapdragon 835, e que espera agora levar para a gama média. No entanto, o processo do Snapdragon 670 será bastante mais sofisticado que o utilizado pelo 835 e é possível o 670 seja amplamente mais eficiente graças ao processo LPP (Low Power Plus) em que será fabricado.

Este é um processo de segunda geração por comparação ao Low Power Early utilizado nos chips actuais e melhorará toda a electrónica de modo substancial, incluindo melhor prevenção de fugas entre transístores, melhorando a eficiência energética de todo o sistema.

Esta informação é altamente credível, já que a Samsung anunciou em Abril de 2017 o início da produção em massa de chips de 10nm LPP, com uma nova unidade, indicando que os primeiros chips começariam a sair da linha de montagem no último trimestre de 2017. Estes poderão bem ser os primeiros exemplares do Snapdragon 670, já que na prática nenhum processador foi anunciado que justifique esta produção inicial. Poderão, no entanto, ser também os primeiros exemplares dos futuros Exynos.

Interessante é que se espera que o Snapdrago 670 substitua a clássica big.LITTLE pela nova DynamIQ. Enquanto a big.LITTLE significa que cada cluster num processador pode ter somente um tipo de núcleos, a DynamIQ permite clusters heterogéneas de maior flexibilidade. Neste sentido, o Snapdragon 670 poderá ser um octa-core mas assimétrico, com dois núcleos Kryo 360 de nova geração, e seis núcleos Kryo de baixa performance num segundo cluster.

A estar correcta esta informação e o timeline, os primeiros Snapdragon 670 sairão efectivamente das linhas de montagem ainda este ano, para iniciarem a verdadeira produção em massa no início de 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui