Eu cá sou do tempo em que as Alfa tinham a mística da Minolta, e depois de me passar a sensação de luto, há sempre alguma excitação quando uma nova Alpha chega ao mercado e não deixo de ter satisfação ao ver todo o progresso que os nipónicos têm feito. Com a a6700, a Sony lança a sua mais recente máquina para entusiastas com sensor de formato APS-C e chama-lhe a sua mais avançada de sempre.

A Sony a6700 conta com um sensor BSI CMOS APS-C de 26MP com tratamento de imagem via processador Bionz XR com inteligência artificial. Este é o mesmo processador da Sony ZV-E1 e oferece um grande boost de capacidades, incluindo vídeo de 10 bits e captura RAW lossless. O sensor conta com 759 pontos de foto para 93% de cobertura e inclui foco de rastreio com reconhecimento de objeto. É uma câmara relativamente rápida, com cadência de 11fps, e pode ainda capturar vídeo 4K até 60p com varrimento completo lateral do sensor (ou 120fps com crop).

Esta é a ponta do icebergue. Com o mesmo sensor que se encontra na FX30 de cinema, a Sony a6700 está repleta de funcionalidades avançadas de vídeo, como codecs XAVC HS (H.265), XAVC-I (All-I H.264), XAVC-S (Long GOP H.264), modos especiais para vlogging, auto-enquadramento ou a capacidade de adicionar LUT’s que podem ser embebidos no vídeo para pós-processamento.

Claro que as máquinas para entusiastas não se fazem só por dentro. A Sony a6700 inclui um novo dial na sua porção frontal o que permite muito mais rapidamente ajustar as configurações de disparo e ainda um novo dial para alternar entre modos de vídeo e fotografia encaixado abaixo do seletor de exposição. O EVF de 2.36M pontos pode corre até 120fps e temos ainda um ecrã posicionável de 1.04M pontos que oferece óbvias vantagens de composição e utilização, e que tem a particularidade de permitir limitar a função tátil a certas zonas para evitar toques em falso.

Microfone shotgun “ECM-M1”

ECM-M1 é o primeiro microfone shotgun do mundo com oito modos de gravação de áudio selecionáveisxii. Com 4 cápsulas e uma exclusiva tecnologia beamforming e de processamento digital avançado, oferece vários modos como, por exemplo, o modo estéreo. O seu modo ultradirecional capta o som preciso proveniente da parte dianteira (dentro de uma amplitude de 30 graus) e, ao mesmo tempo, suprime eficazmente outros sons, adaptando-se dinamicamente ao som ambiente nas imediações. Este modo é ideal para entrevistas e captação de selfies, em que o sujeito está sempre à frente do microfone.

O recém-adicionado seletor de modo com mecanismo de bloqueio permite alternar, de forma fácil e segura, entre os modos de captação do som. O ECM-M1 possui utilitários de redução de ruído, tais como um filtro de corte de ruído para reduzir o ruído de fundo e um filtro de corte baixo para minimizar a vibração e o ruído de baixa frequência. Estes filtros são implementados através do processamento do sinal digital, maximizando a qualidade do áudio na fase de gravação e reduzindo, assim, a necessidade de um pós-processamento complexo. Também suporta a gravação de 4 canais (apenas com câmaras compatíveis), permitindo a gravação segura em modo omnidirecional nos canais 3 e 4, enquanto que os canais 1 e 2 se concentram na diretividade selecionada. Compacto e leve, o ECM-M1 otimiza a mobilidade, permitindo que os criadores captem áudio de alta qualidade em diversas situações. Basta fixar o microfone no suporte multi-interface de uma câmara compatível para obter ligações de alimentação e áudio diretas, sem necessidade de cabos ou baterias adicionais. Quando ligado através do suporte multi-interface de uma câmara compatível que disponha de uma interface de áudio digital integrada, o sinal de áudio é transferido diretamente para a câmara em formato digital, para que não ocorra qualquer degradação. Um simples interruptor também oferece compatibilidade com uma vasta gama de câmaras que utilizam uma interface analógica.

A nova câmara ALPHA 6700 estará disponível em Julho, por aproximadamente 1.700€. Será comercializada em vários revendedores autorizados da Sony em toda a Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui