Há duas formas de ser lido um sensor de imagem: é varrido pixel a pixel, fila a fila, de cima abaixo, ou todos os pixéis em simultâneo. A primeira forma é a clássica, porque ler alguns milhões de pixéis em simultâneo implica soluções técnicas que só agora estão a chegar ao mercado, como é o caso da Alpha 9 III. Por ter este obturador global, a câmara da Sony poderá captar imagens com enorme velocidade até 120fps sem blackout, eliminando os efeitos de varrimento sequencial que se fazem notar quando é fotografado um objecto a alta velocidade.

Pensemos num poste elétrico pelo qual um automóvel passa. Com um obturador normal, o poste ficará na diagonal, porque quando a parte inferior do sensor captar a imagem, o poste estará algo mais para trás do que quando a parte de cima inicia a leitura. E o mesmo é verdade para imagens de desporto ou vida selvagem com movimentos demasiado rápidos para uma leitura sequencial não introduzir aberrações.

A Sony Alpha 9 III afirma-se assim como absolutamente dominante para os fotógrafos de ação que requerem as capacidades deste sensor de obturador global com um impressionante sistema de foco ampliado por inteligência artificial que pode aumentar até 120 vezes a capacidade de cálculo de foco de seguimento, com sincronismo do flash a qualquer velocidade de obturação. A unidade de processamento declara mesmo conseguir reconhecer planos focais em cenas altamente delicadas onde o olho humano não conseguiria detetar o foco, e apresenta grandes avanços na identificação do sujeito e previsão do movimento para manter o foco no plano certo, mesmo nas cenas mais caóticas.

Adicionalmente, as áreas de focagem personalizáveis foram alargadas para incluir os tamanho do XS ao XL, em vez dos tamanhos S, M e L anteriores. A função Preset Focus/Zoom permite que as definições de focagem e zoom predefinidas sejam memorizadas na câmara, para uma rápida utilização quando necessário, enquanto o foco mostra uma grande sensibilidade, funcionando com níveis de luz até EV-5 no modo AF-S, equivalente a uma objetiva F2.0 e ISO 100, com AF funcional até F22.

A estabilização de imagem de 5 eixos inclui 8 incrementos de estabilização, permitindo aumentar o leque de situações em que uma fotografia pode ser capturada sem estabilização externa. Ainda assim, o obturador pode ser extremamente rápido, com um máximo de 1/80000 de segundo (1/16000 de segundo durante a captação contínua), e o mais impressionante será a quase inimaginável possibilidade de sincronizar o flash a 1/80000 com flashs Sony compatíveis (HVL-F60RM2 ou o HVL-F46RM), abrindo novas portas para o congelamento de movimentos em qualquer condição de luminosidade.

A Sony Alpha 9 III é também a primeira da série Alpha a conseguir gravar vídeos 4K 120p de alta taxa de fotogramas sem cortes, permitindo ao utilizador gravar no ângulo de visão pretendido. Também é possível gravar vídeos 4K 60p de alta resolução com sobreamostragem de 6K. Os videógrafos terão ao seu dispor S-Cinetone, S-Log3 e importação de LUT.

Para visualização de dados e enquadramento, a câmara conta com um monitor LCD multiângulo de 4 eixos que pode ser operado por toque, permitindo uma utilização intuitiva utilizando o mais recente menu tátil. O visor eletrónico utiliza um ecrã OLED Quad XGA de 9,44 milhões de pontos e atinge uma elevada visibilidade com o mesmo brilho que a α7R V e uma ampliação de aproximadamente 0.90x.

Em termos de fluxo de trabalho, a α9 III pode transferir dados a uma velocidade até duas vezes superior, relativamente à α9 II. A comunicação de 5 GHz oferece a máxima velocidade e estabilidade para os profissionais de notícias e desporto que necessitam de efetuar entregas imediatas através de FTP, bem como para ambientes de estúdio. A α9 III permite a gravação de fotografias e vídeos em suportes de memória de várias formas, incluindo as duas ranhuras que suportam cartões CFexpress Type A, bem como cartões SD UHS-I e UHS-II.

Um menu de funções pode agora ser utilizado durante a reprodução, para que o utilizador possa selecionar eficazmente um grande número de imagens utilizando a captação contínua a alta velocidade. O “Menu de funções de reprodução” pode ser atribuído antecipadamente, de forma a que o utilizador possa realizar operações de proteção, transferência para smartphone, transferência FTP, etc. durante a reprodução de imagens. O utilizador pode selecionar imagens restringidas com um filtro de reprodução e reproduzi-las a partir do menu de funções, permitindo a entrega rápida de imagens específicas. A câmara está equipada com um microfone dedicado para memorandos de voz na parte traseira, e o microfone integrado localizado perto da boca permite uma gravação nítida de áudio, mesmo em ambientes ruidosos. Os dados de áudio gravados podem ser transferidos através de FTP, juntamente com as imagens. A câmara permite ao utilizador configurar até 20 predefinições do International Press Telecommunications Council (IPTC), um órgão consultivo internacional em que participam organizações noticiosas de vários países.

A câmara α9 III estará disponível a partir de janeiro de 2024, numa série de revendedores autorizados da Sony, a um preço aproximado de 7000 €.

A pega VG-C5 estará disponível a partir de janeiro de 2024, numa série de revendedores autorizados da Sony, a um preço aproximado de 450 €.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui