Pode parecer estranho. Pode mesmo parecer algo farisaico e ostensivo, mas ouçam-me lá: uma coluna neckband com todos os luxos do áudio para pendurarmos no pesoço e usufruir da nossa música sem entraves a deslocações. Quer dizer, quem nunca andou com uma boombox ao ombro nos anos 80 e 90? Eu andei, e a SRS-NS7 é todo um outro nível.
Para o puto fixe da escola, andar com um duplo deck com colunas estéreo extra bass não era nada de especial. Usávamos dois ou três quilos às costas com mais facilidade do que transportávamos as mochilas da escola e não era nada. Fazia parte dos encontros de amigos, das visitas de estudo, sempre nos bancos mais lá atrás, onde as picardias entre a nossa música e a música colocada pelo motorista eram a regra. E quantos quilómetros se fizeram ao som de Iron Maiden, Metallica, Judas Priest e Manowar.
Hoje, com mais alguns anos em cima e algumas artroses no ombro, com a Sony SRS-NS7 podemos disfrutar da que é a primeira neckband com Dolby Atmos e oferece 12 horas de autonomia, francamente mais do que os kilos de pilhas D que transportava comigo umas décadas atrás. Mas, com a SRS-NS7 não temos apenas duas colunas a bombar música para os nossos ouvidos. A tecnologia evoluiu e com a app 360 Spatial Sound Personalizer podemos tirar uma fotografia das nossas orelhas para criarmos um mapa HRTF que permite otimizar o som da SRS-NS7 para a nossa própria fisionomia.
A Sony SRS-NS7 tem outros predicados muito interessantes, como possibilidade de emparelhamento com dois dispositivos em simultâneo e microfone para ser utilizada em videoconferências. Há mesmo um modo de baixa latência para reduzir ao máximo o delay quando vemos um filme ou um jogo, mas a funcionalidade existe apenas para as televisões BRAVIA (pelo menos para já), mas ligado a um smartphone podemos criar todo um áudio imersivo em nosso redor com o 360 Reality Audio compatível com serviços específicos como Deezer, nugs.net e Tidal.
Note-se que a SRS-NS7 foi pensada para ser confortável, e a ligação entre as duas colunas é flexível para maior conforto de ajuste e a SRS-NS7 é fabricada com revestimento em tecido mais confortável e ainda é resistente a salpicos.
A SRS-NS7 estará disponível a partir de novembro de 2021, a um preço aproximado de 299 €, enquanto o transmissor necessário para o modo de baixa latência, o WLA-NS7, estará disponível a partir de novembro de 2021, a um preço aproximado de 59,99 €.