A Sony é bem conhecida no mercado pelos seus smartphones Xperia, que fazem um grande sucesso entre os fãs da marca. No entanto, a Sony não é só smartphones e esta já é também bem conhecida pelos seus acessórios, mais especificamente pelos seus acessórios de música, quer estes sejam colunas ou até mesmo auscultadores.
No caso das colunas de som, a Sony criou uma linha já bastante conhecida do público. Nesta linha estão presentes alguma colunas, algumas delas todo de gama, como é o caso da X77 e da X99. Contudo, recentemente a marca decidiu que queria aumentar um pouco mais a fasquia e criou uma nova linha, a H.ear, com dois radiadores passivos, 12 horas de autonomia e uma maior variedade de possibilidades de conectividade.
Desta linha faz parte a coluna SRS-HG1, que andou aqui por casa a ser testada e que, verdade seja dita, já deixa saudades.
Ao observarmos esta coluna, vemos que as suas dimensões não são grandes (204 mm x 62 mm x 60 mm) o que a torna bastante portátil, e ficamos ainda com a ideia de que esta é bastante leve. De facto, a SRS-HG1 não é uma coluna pesada mas o seu aspecto leva-nos a pensar que esta e muito mais leve do na realidade é (790g). Esta sensação de robustez, numa primeira impressão, indica uma sólida qualidade de construção e deixa altas as nossas expectativas no que diz respeito ao som e à autonomia da sua bateria.
O design deste coluna da Sony é bastante elegante e combina com qualquer sítio onde esteja e com qualquer tipo de decoração que tenha no seu escritório ou em sua casa. A SRS-HG1 tem um toque aveludado e está disponível em algumas cores diferentes, para que combine como gosto de cada um: vermelho cinábrio, rosa bordeaux, amarelo lima, azul viridiano e preto carvão. Esta última foi a Sony nos disponibilizou para nos fazer companhia durante uns dias.
Para além disso, para quem gosta de ver mais de perto todos os pormenores dos equipamentos, a Sony desenhou esta sua coluna com a possibilidade de remover a grelha frontal. Assim não só pode observar o funcionamento do equipamento, como também pode limpá-lo mais facilmente. E esta parte da limpeza é realmente importante. Com um acabamento aveludado, facilmente e rapidamente víamos pó em cima da coluna. É realmente muito agradável ao toque mas esta questão do pó foi algo que não me agradou tanto.
Ainda relativamente ao seu design, podemos ver no topo os botões de volume, o botão de power com o respectivo LED, o botão Extra Bass e ainda o botão de telefone. Vemos ao centro o símbolo NFC, sobre o qual colocamos o nosso dispositivo para conectá-lo.
Na sua traseira vemos algumas portas de conexão, como a porta USB para ligação do carregador, e ainda alguns botões de conectividade, como o de aparelhamento com outras colunas.
No que diz respeito ao som, a SRS-HG1 da Sony não desiludiu e, tal como a SRS-XB3 que também já tivemos a oportunidade de testar, esta coluna acompanhou muitas das minhas tarefas diárias em casa. Talvez até mais do que a coluna anterior, uma vez que o seu som era bastante mais agradável. Esta vem equipada com áudio Hi-Res, o que significa que a qualidade de som está uns pontinhos mais acima do som de outras colunas.
No entanto, tal como a SRS-XB3, também esta coluna traz a funcionalidade Extra Bass, a qual nos sentimos sempre tentados a usar. Esta funcionalidade aliada ao áudio Hi-Res produz um som com uma qualidade bastante boa, onde é possível apreciar as variações de som ao longo das músicas.
Para além desta ter sido testado ao ser emparelhada com smartphones através da sua conectividade NFC, esta foi também emparelhada com um televisor através da conectividade Bluetooth. A qualidade de som voltou a não desiludir e, em algumas noites agradáveis de Inverno, esta coluna proporcionou o ambiente perfeito de cinema caseiro, que faltava ao sofá e às mantas.
A SRS-HG1 da Sony foi uma excelente companheira, permitindo-me desfrutar das minhas músicas favoritas com um óptimo som e, para além disso, marcou presença nos serões de cinema aqui por casa.