As colunas de som da Sony são bem conhecidas no mercado e tem estado a ganhar algum terreno a outras marcas especializadas em som. Este ano a Sony já lançou várias colunas wireless portáteis com várias características, que chegaram para agradar aos utilizadores. O facto de serem à prova de água, foi o que parece ser um requisito da Sony para as suas colunas deste ano. Também a autonomia das baterias foi melhorada e a marca incluiu ainda um modo Extra Bass. Relativamente a este modo, a Sony afirma que é capaz de reproduzir um som mais potente, graças ao seu processamento de sinal digital com uma distorção do som reduzida.

As colunas sucessoras dos modelos SRS-X33 e SRS-X2 do ano passado, são as SRS-XB3 e SRS-XB2. Ambas estão equipadas com as novidades acima referidas e por aqui tivemos a possibilidade de testar o som da SRS-XB3.

Sony-SRS-XB3-1

Esta coluna é então a sucessora da SRS-X33 e não se preocupe, porque daqui para a frente o único modelo que deverá decorar é SRS-XB3. De facto, os nomes destes acessórios poderiam ser um pouco mais marcantes e não tão confusos, seria um pouco mais fácil para identificarmos cada um deles sem grandes confusões de letras e números.

Esta coluna apresenta-se em forma de tijolo e com um design bastante elegante e divertido. Adapta-se a vários tipos de ambientes e decorações, passando até bastante despercebida em casa. A não ser que lhe queira dar algum destaque, o que é bastante compreensível uma vez que as suas cores dão um toque de cor ao local onde estão.

Aqui a casa chegou uma SRS-XB3 em azul escuro que me acompanhou em vários momentos do meu dia a dia. Mas para além deste azul, esta coluna portátil está também disponível em preto, vermelho e verde lima.

Sony-SRS-XB3-2

Esta tem um toque aborrachado, óptimo para evitar possíveis acidentes, e as suas arestas são arredondadas. Para além disso, esta coluna é bastante robusta e dá-nos uma sensação de grande resistência.

À primeira vista vemos uma frente bastante simples, apenas com uma grelha em metal, colocada à frente do speaker. Podemos mesmo ver este speaker, uma vez que os espaçamentos desta grelha ainda têm dimensões consideráveis. Esta é uma abordagem de design um pouco diferente do habitual, especialmente em colunas portáteis à prova de água.

Apesar da SRS-XB3 ter um design em borracha que realmente previne alguns acidentes, se não gosta mesmo nada de pó, prepare-se para ver algum nesta coluna, uma vez que este material atrai bastante pó onde quer que ligue a coluna. E se com a coluna em azul já era perceptível este problema, em preto só poderá ser pior.

Sony-SRS-XB3-7

No topo destas colunas vemos então vários botões de controlo, que incluem um botão de ligar / desligar, botões de volume, um botão multi função, botão de emparelhamento Bluetooth, um botão para o modo Extra Bass e ainda um botão Add. Este último botão poderá não ter um nome muito sugestivo para quem é novo nestas andanças das colunas portáteis, mas de certo que já penso que era bastante útil se conseguisse combinar o som de duas colunas. Este botão serve para isso mesmo, sem a necessidade de ter uma aplicação poderá conectar duas colunas SRS-XB3 via wireless. Quando as duas colunas estão conectadas entre si com um smartphone, tablet ou computador, este botão poderá ser usado para alternar entre alguns modos de som. Junto ao botão Add vemos ainda as letras “L” e “R”, que correspondem a left e right, respectivamente. Estes são indicadores de estado, que indicam que coluna está activa

Sony-SRS-XB3-4

No topo podemos ainda ver o símbolo NFC que não deixa grandes dúvidas, coloque o seu smartphone em cima deste símbolo e o emparelhamento é feito de imediato.

Na traseira da SRS-XB3, a Sony colocou uma porta à prova de água que protege o áudio input 3.5mm, uma conexão para carregamento DC e uma porta USB que permite carregar outros dispositivos.

Sony-SRS-XB3-3 Sony-SRS-XB3-5

Tal como já referi, esta coluna da Sony acompanhou-me durante várias horas nas minhas tarefas diárias por casa e no que diz respeito à autonomia da bateria, esta surpreendeu, aguentando várias horas, praticamente um dia inteiro se contabilizarmos todo o tempo, em volume médio, sem necessidade de carregamento.

Enquanto a SRS-XB3 estiver emparelhada com um dispositivo, a coluna não irá desligar-se mesmo estando inactiva durante algum tempo enquanto reproduz música. No entanto, se já não estiver emparelhada, para poupar bateria a coluna da Sony desliga-se. Por isso, se se esquecer de desligá-la, como aconteceu comigo ainda algumas vezes, já não terá toda a chatice de ter carregá-la por a bateria acabou.

O modo Extra Bass que a Sony incluiu nestas colunas confere às músicas um som mais potente, principal no bass. Contudo, em algumas músicas é frequente o som ficar um pouco distorcido com algumas interferências, o que acaba por deixar as músicas com um som um pouco menos limpo. Este modo não só aumenta o bass das músicas como também aumenta o volume. Apesar de ser notada esta distorção em algumas músicas, devo admitir que o modo Extra Bass activo melhora bastante a experiência.

Por isso, se está à procura de uma coluna para lhe fazer companhia com as suas músicas favoritas, a SRS-XB3 para além de ter um som com qualidade e uma autonomia espectacular, é também uma coluna com um design cheio de pinta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui