A par com o impressionante Xperia 1, a Sony apresentou ontem também os Xperia 10 e Xperia 10 Plus, que a marca define como “super gama média”. Se só conseguem olhar para um smartphone através do processador, os Xperia 10 e 10 Plus podem não ser para vós. Os dois terminais são uma espécie de companheiros para o Sony Xperia 1, oferecendo o seu formato de ecrã a quem tem um orçamento mais restrito.
E por isso, o ponto principal de ambos os smartphones é o formato 21:9 dos seus ecrãs, com o ecrã do Xperia 10 a ficar-se pelas 6 polegadas, o Xperia 10 Plus indo até às 6.5. Em ambos os casos são ecrãs FHD, LCD sem os luxos do imponente 4K do Sony Xperia 1, mas, ao manterem as mesmas proporções, permitem à Sony oferecer esta alternativa mais barata aos amantes de séries e filmes.
E acreditem que não faltam conteúdos para este ecrã nos principais serviços de streaming e cinema, tornando o ecrã 21:9 muito atraente por comparação aos ecrãs 18:9.
A bordo encontramos ainda a tecnologia LDAC para melhorar o áudio via Bluetooth, e obviamente os algoritmos DSEE HX que apontam para um áudio de qualidade.
Quanto às proporções do ecrã, se a cinematografia é o foco, a Sony também destaca a possibilidade de se utilizarem duas apps em simultâneo com maior margem de conforto que com ecrãs mais curtos.
Mas este ecrã invulgar significa que a Sony teve de cortar algures para conseguir um preço razoável. Esse algures foi nos processadores, com o Snapdragon 630 a equipar o Xperia 10, enquanto o Snapdragon 660 equipa o Xperia 10 Plus. São processadores com mais de um ano que ainda se revelam capazes, e não precisamos de mais para manter um bom serviço de streaming a funcionar. Seria irreal pensar outra coisa.
Passando para o departamento das câmaras, ambos os terminais incluem câmaras duplas. No caso do Xperia 10 temos uma parelha de 13+5MP, enquanto o Xperia 10 Plus apresenta um par de câmaras 12MP+8MP com a segunda câmara a servir de zoom óptico 2X.
Um detalhe que me parece menos interessante e deixa tudo na capacidade da Sony se superar é mesmo a capacidade das baterias, com 2870mAh para o Xperia 10 e 3000mAh para o Xperia 10 Plus. O modo stamina sempre deu bons resultados e quiçá aqui não seja diferente.
É certo que os dois Xperia 10 e Xperia 10 Plus não deixam a salivar os amantes da performance, mas para cada gamer há alguém que gosta de ir para o trabalho a ver as suas séries e é para esse publico que os novos Xperia se dirigem. Se fazem parte desse grupo, os dois Xperia 10 e 10 Plus deverão estar disponíveis em breve, com disponibilidade e preço em Portugal ainda a confirmar.
[…] Sony Xperia 10 e Xperia 10 Plus apelam aos cinéfilos e amantes de multimédia […]
[…] por um rebordo superior bastante generoso, limitando os restantes. Foi algo replicado este ano pelo Sony Xperia 10, e parece que a Google se […]