Tal como a TekGenius tinha mencionado hoje de manhã. a Sony lançou mesmo o novo Sony Xperia XA1 Plus, um gama média intermédio entre o Xperia XA1 e o Xperia XA1 Ultra, mas numa coisa estávamos errados: o Xperia XA1 Plus terá mesmo um leitor de impressões digitais, remediando a grande lacuna da Sony na gama média.
A Sony tem sido muito tradicionalista na inclusão desta tecnologia, sendo porventura seu entendimento que não é crucial, algo com que o mercado discorda.
A outra mudança de fundo face aos seus dois irmãos é que o Sony Xperia XA1 Plus possui um ecrã intermédio de 5.5 polegadas e resolução FHD. Estas serão as dimensões adequadas para muitos que não necessitam da amplitude de 6 polegadas do Ultra. O MediaTek Helio P20
Finalmente, a bateria recebe um incremento para os 3,430mAh e este é um valor muito meritório para estas especificações. Como é usual, a bateria conta com o carregamento adaptativo da Qnovo e Pump Express+ 2.0, o que oferecerá carregamento célere e uma maior durabilidade da unidade.
No restante do hardware, temos de facto um equipamento praticamente igual aos restantes da gama, mantendo o mesmo MediaTek Helio P20, mas com 4GB de RAM na maioria dos mercados, excepto nas Américas, onde o equipamento terá somente 3GB de RAM. O armazenamento será de 32GB.
Também nas câmaras são retidas as unidades de 23MP e 8MP, e claro que não temos as funções avançadas presentes nas câmaras do Xperia XZ1, mas a câmara do XA1 Ultra é suficientemente boa para garantir fotografias muito agradáveis, mesmo que a app da Sony não seja particularmente ágil.
Quanto ao design, a linguagem estilística é a mesma, e pessoalmente considero-a bastante interessante, ainda que os rebordos exagerados na base e topo não sejam do agrado de todos. A cada um o seu, certo?
O Xperia XA1 Plus deverá começar a chegar ao mercado durante o Outuno, ainda sem data específica de disponibilidade.