A Sony revelou hoje então – e finalmente – os seus novos flagships Sony Xperia XZ1 e Sony Xperia XZ1 Compact que já tinham passado pelas principais linhas de burburinho da Internet, mas conseguiram ainda assim gerar alguma surpresa no departamento das câmaras, onde ambos são capazes de fazer muito mais do que tirar fotografias. Melhor dizendo, fotografias 3D.

Ambos os dispositivos são equipados com uma câmara de 19MP Motion Eye capaz de gravar vídeo a estonteantes 960fps, com o já reconhecido sistema de foco preditivo que permite capturar o foco certo em objectos em movimento, mas o ponto alto da câmara será a fotografia 3D. O software desenvolvido pela Sony permite gravar uma panorâmica da nossa cabeça e gerar com ela um modelo 3D bastante realista, que pode ser integrado em montagens fotográficas ou impresso em 3D.

Deste modo, a Sony leva a câmara fotográfica para um muito bem mais evoluído que a simples fotografia tradicional, mesmo logo a seguir ao anúncio do Google ARCore, mostrando que podemos já fazer muito em termos de mapeamento 3D sem hardware adicional.

Sony Xperia XZ1

O maior Sony Xperia XZ1 chega-nos com um ecrã de 5.2 polegadas FHD em formato 16:9, enquanto a potência é garantida por um Snapdragon 835 com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno. Encontramos ainda um leitor de impressões digitais e uma bateria de 2,700mAh com QuickCharge 3.0. O ecrã integra as já familiares TRILUMINOS for mobile, X-Reality for mobile e o Dynamic Contrast Enhancere é protegido por Gorilla Glass 5, a Sony geralmente optando por vidro temperado.

O áudio, entretanto, parece ser realmente interessante, com a integração de colunas frontais S-Front Sound Surround com 50% mais de pressão acústica que modelos anteriores. Ora um ponto que faz falta em muitos smartphones, é mesmo o cancelamento de ruído que a Sony integrou no Xperia XZ1, e que reduz o ruído externo quando combinado com auriculares compatíveis. Trata-se de algo que experimentei anteriormente e faz uma diferença notável.

Sony não revolucionou no departamento do design, mantendo o seu look tradicional com limites bastante extensos na base e topo do ecrã, enquanto as laterais são fundamentalmente bezel-less. O flash, esse, agora encontra-se centrado num módulo horizontal, mas este é claramente um Xperia esteticamente tradicionalista. Destaque aqui, no entanto, é mesmo a certificação IP68.

Sony Xperia XZ1 Compact

Finalmente temos um novo Compact em mãos, e com o seu Snapdragon 835 equipado com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno, o Xperia XZ1 Compact será o dispositivo mais potente no mercado face ao volume.XZ1Comp

Também aqui teremos as principais tecnologias áudio da Sony, com altifalantes estéreo, cancelamento de ruído, LDAC ou áudio de alta resolução. Ou seja, o Sony Xperia XZ1 Compact partilha a maioria das especificações do seu irmão maior, mas vem com um ecrãd e 4.6 polegadas e resolução HD. A câmara frontal também se reduz para os 8MP, face aos 13MP do Xperia XZ1. É de destacar aqui que a câmara possui um ângulo de visão de 120mm, mas pode ser alterada para 80mm.

Android Oreo em estreia

Um dos grandes anúncios de hoje é que os Sony Xperia XZ1 e Sony Xperia XZ1 Compact estarão no mercado já em Setembro e com Android Oreo a bordo, o que os tornará os primeiros dispositivos a chegar ao mercado com esta nova versão do sistema operativo. Esta é uma mudança de estratégia muito importante, já que a Sony pode demorar vários meses a colocar no mercado os dispositivos anunciados, enquanto os novos XZ1 e XZ1 Compact estarão disponíveis quase de imediato.

Em suma, a Sony não poupou nos novos flagships, equipando-os com hardware potente e bastantes especificações, de entre as quais se destaca o 3D Creator para digitalização facial, mas sem esquecer igualmente a conectividade avançada, e a construção resistente à água que será interessante para muitos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui