Em primeiro lugar, deixem-me começar pela parte de que é uma excelente notícia para todos que a Sony não tenha desistido da linha Compact na sua gama alta. Num mundo de phablets, os Xperia Compact são a única opção de gama alta de dimensões compactas de que o mercado dispõe.
Os renders que agora chegaram à Internet para o Xperia XZ4 Compact continuam a indiciar que a Sony irá voltar a alterar o seu design face às famílias XZ2 e XZ3, abdicando da traseira tão pronunciadamente curva, em prol de contornos mais planos, empurrando a câmara fotográfica novamente para o canto superior esquerdo, em vez da sua posição mais centralizada do último ano.
De destaque (e se estes renders estiverem correctos) é que o leitor biométrico parece estar novamente na tecla power, não na face traseira como já vem sendo hábito. Igualmente interessante é a presença do jack áudio, de que os Xperia de topo têm abdicado.
Entretanto, não sabemos nada sobre este equipamento em termos de hardware, mas é certo que teremos um ecrã pequeno, embora os renders mostrem rebordos bastante pronunciados nos lábios superior e inferior. Será cedo demais para criticar a Sony por esta opção numa era de rebordos ultra finos, visto que – tendo em conta quão compacto este dispositivo será, e a mais do que óbvia dificuldade em encaixar todos os componentes numa área útil. Para referência, o Xperia XZ2 corta 7mm à altura do já bastante compacto Huawei P20 Lite.
O hardware é neste momento um mistério, mas podemos deduzi-lo em alguns detalhes, já que se for anunciado em Fevereiro como é normal no ciclo de lançamentos da Sony, o Xperia XZ4 Compact deverá chegar com o Snapdragon 855 e manter a câmara do XZ3. É provável que mantenha os 4GB de RAM do seu antecessor, embora neste momento os 6GB sejam uma opção mais competitiva.