O ainda novo Huawei Mate 20 Pro ficou desde logo conhecido pelo seu potente processador Kirin 980, o primeiro processador de 7nm a ser anunciado, que atingiu o topo de todos os benchmarks no sistema Android. O seu reinado poderá ser ainda assim algo curto, uma vez que o Samsung Galaxy S10+ pode ter sido apanhado no AnTuTu, atingindo uma nova pontuação recorde acima dos 325 mil pontos.
O que é notável no SM-G975F é que se trata da versão equipada com Exynos 9820, não com o Snapdragon 8150. Este octa-core tem como características mais identificáveis a litografia de 8nm, em vez da mais avançada litografia de 7nm, e uma arquitectura tri-cluster, com dois núcleos Mongoose M4, dois Cortex A75 e, finalmente, 4 Cortex A55.
A pontuação de 325076 pontos é impressionante, mas ainda assim inferior à já obtida por uma plataforma de testes do Snapdragon 8150, que terá ultrapassado os 360 mil pontos. Evidentemente, até ao Snapdragon se encontrar num terminal de produção, a pontuação está sempre sujeita a interpretações, mas não restam dúvidas de que qualquer um dos dois processadores terá uma performance impressionante. O Exynos 9820 prova também o valor que tem, uma vez que a aposta numa litografia menos avançada levantou algumas suspeitas por parte da comunidade de utilizadores Android, mas veremos se ainda consegue ir mais longe.
O equipamento no teste possuía 6GB de RAM e 128GB de armazenamento interno, pelo que não será a versão mais potente do Samsung Galaxy S10 que se pensa que terá um máximo de 12GB de RAM, embora em termos de capacidade de processamento esta diferença não deva ser significativa.
Samsung Exynos 9820 oficial: vídeo 8K, modem de 2Gbps e NPU dedicada