Estão anunciados os primeiros smartphones NXTPaper, esta interessante tecnologia da TCL que oferece capacidade de visualização sem precedentes sob luz solar direta e que até agora só tínhamos visto em tablets. A tecnologia tem enormes vantagens ao não emitir reflexos ou pulsações, e estará agora disponível em equipamentos 4G e 5G que incluem um modo eReader monocromático que tira todo o proveito da tecnologia NXTPaper.
O primeiro smartphones com NXTPaper é o TCL 40 NXTPaper, um equipamento de gama de entrada que oferece como destaque o seu ecrã FHD+ de 6.78″ com taxa de atualização de 90Hz. Este ecrã é compatível com uma stylus que quer transmitir toda a sensação de escrever em papel, e que estará disponível numa capa extra que inclui a caneta. O ecrã é acompanhado de altifalantes estéreo para uma boa experiência multimédia.
O processador é um MediaTek Helio G88 com 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno expansível. Ao nível das câmaras, temos uma câmara principal de 50MP, uma ultragrande angular de 5MP e uma macro de 2MP, enquanto a câmara frontal oferece 32MP.
A destacar ainda o carregamento de 33W para a bateria de 5010mAh, sendo que o carregador e cabo são incluídos na caixa.
O TCL 40 NXTPaper é declinado também numa versão 5G, aptamente batizada de TCL 40 NXTPaper… 5G. Mas este é um smartphone bem diferente, com pouco em comum com a versão base, a começar pelo design. A principal troca é o processador, que passa a ser o MediaTek Dimensity 6020 para oferecer 5G, mas o ecrã também é reduzido para 6.6″ e resolução HD+, enquanto a RAM desce para 6GB. A bateria é também mais pequena, 5000mAh e tem carregamento de 15W, parecendo óbvio que o objetivo a TCL aqui é oferecer a conectividade 5G a um preço muito reduzido.
As câmaras aqui são uma principal de 50MP acompanhada de duas câmaras de 2MP, e a câmara frontal desce para os 8MP.