Para sermos claros, a tecnologia Mini-LED não é nova, mas a TCL líder mundial neste tipo de painéis, quer mostrar a próxima geração das suas televisões Mini-LED já em Janeiro, na CES de Las Vegas, potencialmente ameaçando o mercado dos televisores OLED de marcas como Samsung e LG.
As televisões Mini-LED não são televisões OLED de todo. Enquanto estas utilizam LED individuais e permitem, por isso, um ajuste muito fino do contraste, pixel a pixel, as televisões Mini-LED utilizam os LED apenas para a retroiluminação de um painel LCD. Isto dá-lhes algumas vantagens, como um maior brilho total.
A passagem para os Mini-LED, por outro lado, aumenta o número de LED no painel de iluminação e diminui o seu tamanho, o que possibilita maior controlo sobre cores, luz e contrastes.
Juntamente com a sua tecnologia Quantum Contrast, a TCL promete que os ecrãs Mini-LED das suas televisões premium oferecem contraste e clareza de detalhes sem rival. Na CES, em conferência de imprensa a realizar a 6 de Janeiro, a TCL quer mostrar a nova geração de televisões Mini-LED e revelar as suas potencialidades, embora os detalhes técnicos estejam, para já, fora do âmbito do comunicado inicial da marca.