O Salão Automóvel de Genebra deste ano tem trazido muitas novidades das marcas de automóveis. A Toyota não é excepção e apresenta-nos agora a nova e terceira geração do seu modelo Auris.
A primeira geração de um automóvel Auris surgiu em 2010 e foi o primeiro modelo de grande volume da Toyota na Europa a beneficiar de uma versão híbrida. A nova geração é agora a primeira a oferecer uma opção dupla de motorizações híbridas. Estas duas opções consistem numa primeira que oferece os benefícios tradicionais da eficiência de combustível, e numa segunda opção que tem a mesma base mas com uma potência superior e características de condução mais dinâmicas.
Assim, o novo Auris irá disponibilizar aos clientes da marca apenas um motor convencional, unidade de gasolina turbo de 1.2 litros, e a possibilidade de escolher entre unidades híbridas de 1.8 litros com 122cv ou 2 litros com 180cv.
A unidade híbrida de 1.8 litros responde a todos os requisitos que se espera de uma sistema de propulsão full hybrid da marca, isto é, tecnologia silenciosa, com uma boa resposta e auto-suficiente. Para além disso, promete baixos custos de utilização, sem necessidade de recargas externas, baixas emissões de CO2 e até 50% de condução totalmente eléctrica diariamente.
No que diz respeito à opção de 2 litros, esta promete oferecer tudo o que a anterior também promete e, para além disso, tira o máximo partido do conforto, estabilidade e do prazer da condução, graças à plataforma recente Nova Arquitectura Global da Toyota (TNGA). Os condutores terão ainda patilhas de passagem de caixa montadas no volante.
Este novo modelo da Toyota foi projectado conforme os padrões dos programas de testes de colisão independentes e fornece níveis de segurança mais elevados com sistemas da tecnologia Toyota Safety Sense.
No que diz respeito ao seu design, Simon Humphries, Director-geral Executivo da Toyota Global Design, explica que:
O nosso principal objectivo com o novo Auris foi o de criar o hatchback mais ousado e dinâmico no mercado, sem comprometer a usabilidade interior. Aproveitando o baixo centro de gravidade proporcionado pela configuração da TNGA, o
veículo mostra-se leve e ágil na vista lateral mas à medida que vamos deslocando o olhar para trás a arquitectura transforma-se para criar um visual sólido, amplo e baixo, que é absolutamente importante para o mercado europeu
Este apresenta-se então com um visual mais longo e mais baixo que o seu antecessor. O comprimento aumentou 40mm, que foram canalizados para a distância entre-eixos mais longa. A sua altura foi também reduzida. Esta mudança de visual resulta numa forma mais elegante e,para além disso, com a redução da altura do capot, a segurança é melhorada uma vez que a visibilidade do condutor é maior.
Debaixo da margem inferior do capot liso e mais curvado em forma de concha, a estreita grelha superior incorpora o logótipo central da Toyota e, nas extremidades, novos conjuntos de faróis LED com luzes de condução diurna (DRL) integradas.
Os lados da envolvência da grelha principal formam uma marca registada em forma de casco de catamarã nos extremos dianteiros do novo Auris, enfatizando o aumento da largura do veículo em 30 mm e o seu aspecto largo e desportivo.
O novo design da traseira é mais arredondado do que anteriormente, fortalecendo a relação visual entre a frente e a traseira do veículo. Para além disso, existe ainda um deflector de ar no tejadilho de série em todas as versões do novo modelo.
O design do novo Auris é destacado através de um esquema de cores bi-tom
opcional, que combina a cor da carroçaria com um acabamento negro no tejadilho e em todos os pilares vidrados.