Foi com o Toyota Prius que a marca japonesa começou a entrar a sério na electrificação dos seus modelos. E o sucesso foi enorme, sendo que é o híbrido mais reconhecido em todo o mundo, mais mais de 20 anos de evolução tecnológica.
Agora, a nova versão do Prius Plugin Hybrid (PHEV), sofre alterações no interior, sendo que a que mais destaque tem é a lotação de 5 lugares. Existem outros detalhes também, como os contronos das saídas de ar condicionado em prateado, carregador sem fios para telemóveis de maiores dimensões, reposicionamento de alguns botões, novos acabamentos, etc. Para além disso, a Toyota oferece agora o seu novo sistema de multimédia, o Toyota Touch 2, introduzindo também a câmara panorâmica 360 para tornas as manobras mais seguras. No exterior, quem for comprar o carro pode agora escolher mais duas cores: Vermelho Emotional II e Preto Atitude.
Esta versão Plugin Hybrid permite uma condução totalmente eléctrica até 45km em condução real (ciclo WLTP), até uma velocidade máxima de 135km/h, sendo que é possível optimizar a autonomia, fazendo-a esticar até aos 59km. Quando conduzido em modo híbrido, este modelo permite consumos na ordem dos 1,3 l/100km, com emissões de 29 g/km de CO2 (ciclo WLTP).
Existe ainda a versão Power Sky que equipa o Prius Plug-in comum painel solar de grandes dimensões. Este painel, permite gerar electricidade para carregar a bateria do sistema híbrido, um equipamento que se estreou na primeira versão e transita agora para esta segunda geração. Este é um pormenor único no segmento. Dependendo das condições meteorológicas, segundo a Toyota, o painel solar pode ter a capacidade de aumentar a autonomia em modo totalmente eléctrico em 5km por dia.